REGULAMENTO GERAL CAMPEONATO
NORTERIOGRANDENSE DE MOTOCROSS – 2016
1. TÍTULO E GENERALIDADES
A FEDERAÇÃO DE
MOTOCICLISMO DO RIO GRANDE DO NORTE - FEMORN, é a única entidade capacitada por lei
a: autorizar, aprovar, coordenar, planificar e supervisionar atividades
motociclísticas no território do Rio Grande do Norte, e em conseqüência disso
elabora o presente regulamento. Assim sendo este Campeonato é de propriedade da
FEMORN.
O Campeonato
Norteriograndense de Motocross 2016 será composto por provas organizadas por
pessoas indicadas pela Diretoria de Motocross e supervisionado pela FEMORN-
Federação de Motociclismo do RN.
O Campeonato será
realizado com o número mínimo de 5 etapas e o máximo de 8 etapas, cada etapa
poderá ter uma ou duas baterias, cada bateria pontua para o campeonato.
2. PILOTOS
2.1 Licenças
Para participar do Campeonato
2016 o piloto terá que se filiar ou renovar a filiação CBM/FEMORN
2016(Carteira Nacional). Poderão participar das provas pilotos de outras
Federações ou com carteira CBM Regional RN, concorrendo aos troféus e
premiações sem, contudo marcarem pontos no Campeonato Norteriograndense.
3. MOTOCICLETAS E
CLASSES
3.1 Categorias:
- MIRIM A (65 cc): Motos 2T de 59cc
até 65 cc e motos de até 110cc 4t. Pilotos homens de 7 a 12 anos e mulheres até 13
anos.
- MIRIM B (85 cc) : Motos 2T de 70cc
até 105 cc e 4T importada até 150 cc. Pilotos homens de 11 a 15 anos. podendo participar com motos 230cc nacional.
-Nacional AMADOR: Moto Nacional de 125 a 300cc. Pilotos a partir
de 16 anos. Exclusivo para pilotos amadores. O pilotos inscritos nesta categoria não pode se inscrever em nenhuma
outra categoria desta prova.
-Nacional 230: Motos CRF230 ou
TTR230) , preparação livre do motor original da moto (podendo aumentar a
cilindrada), suspensão nacional. Pilotos a partir de 16 anos completos.
- Força Livre Nacional (F.L.N.): Motos 4T de 125cc até 400cc,
de fabricação em série nacional, com no mínimo 200 unidades comercializadas em
território nacional.
- Open nacional: motos de fabricação nacional e pilotos a partir de
34anos de idade.
-MX4: Motos importadas até 450cc.
Pilotos a partir de 40 anos completos.
-MX3: Motos 2T de 125cc até 250 cc e
4Tde 175 cc até 450 cc. Pilotos Homens a partir de 34 anos completos no dia da corrida e mulheres a
partir de 18 anos.
- MX2: Motos 2T de 125cc ate 150cc cc e
4Tde 175cc até 250cc (16 anos em
diante).
- MX1: Motos 2T de 125 cc ate 250 cc e
4Tde 175 cc até 450 cc. (18 anos em diante)
Para determinação da categoria do
piloto pela idade máxima, será observada a sua idade no dia 01 de Janeiro de
2016
Os pilotos poderão
competir em mais de uma classe, desde que com as devidas motos e condições
específicas. Exceto o piloto inscrito na Nacional Amador.
Os pilotos menores de 18
(dezoito) anos deverão apresentar um Termo de Responsabilidade (conforme modelo
da CBM, firmado pelo seu responsável legal).
3.4 Números de Largada
O numeral da
motocicleta tem que estar legível, não estando legível o piloto perde o direito
a reclamação de resultado. Os pilotos utilizarão números de acordo com
uma reserva feita na FEMORN por todo o ano.
4. PISTA
4.1 O percurso deverá ser
homologado pela FEMORN através de um dos seus representantes e deverá ter largura mínima de 6 metros em toda sua extensão, o comprimento deve ser de 700 metros no mínimo.
4.2 A largada deverá ser fora da pista, facilitando o acesso ao gate mesmo com a corrida em andamento.
4.3 A distância da pista para o público (isolamento) deverá ser de no mínimo 5 metros.
4.4 O Isolamento interno (área de contato com o piloto) deverá ser feito com arame liso .
4.5 Durante a competição o percurso poderá ser alterado pela Comissão de prova neste caso os pilotos que ainda faltam largar terão a possibilidade de dar, no mínimo, 1 (uma) volta de inspeção no novo traçado.
4.6 Deverá existir uma área isolada denominada PARQUE DE ESPERA.
4.9 O gate deverá ter no mínimo 14 lugares e no mínimo um metro de largura cada baia.
4.2 A largada deverá ser fora da pista, facilitando o acesso ao gate mesmo com a corrida em andamento.
4.3 A distância da pista para o público (isolamento) deverá ser de no mínimo 5 metros.
4.4 O Isolamento interno (área de contato com o piloto) deverá ser feito com arame liso .
4.5 Durante a competição o percurso poderá ser alterado pela Comissão de prova neste caso os pilotos que ainda faltam largar terão a possibilidade de dar, no mínimo, 1 (uma) volta de inspeção no novo traçado.
4.6 Deverá existir uma área isolada denominada PARQUE DE ESPERA.
4.7 Deverá existir uma área isolada determinada ÁREA DE BOX para os pilotos.
4.8 A organização deverá disponibilizar banheiros com acesso próximo para os pilotos.4.9 O gate deverá ter no mínimo 14 lugares e no mínimo um metro de largura cada baia.
5. OFICIAIS
As ações serão interpretadas pelos
oficiais responsáveis de acordo com a legislação desportiva vigente e os
regulamentos esportivos específicos da CBM aquelas consideradas como
antidesportivas, ou em desacordo com os interesses do esporte ou do evento em
questão, estão sujeitas a sanções disciplinares previstas pelo Código
Brasileiro de Justiça Disciplinar e Desportiva.
5.1 JURI
O Júri de Prova será
composto por três membros e será nomeado pela FEMORN.
6. - INSCRIÇÃO
Para as categorias do
Campeonato Norteriograndense de Motocross – 2016, as inscrições deverão ser
feitas somente por pilotos filiados a Femorn ou a outra Federação do Brasil.
Piloto menor de idade somente participará com a devida autorização e assinatura
na ficha de inscrição do pai ou mãe do piloto.
7 -TREINOS
Durante os treinos,
cada piloto poderá utilizar somente motocicletas vistoriadas e aprovadas na
inspeção técnica. Os treinos são por categoria e seguem o cronograma da prova.
Os horários dos treinos livres serão informados no Regulamento Suplementar de
cada etapa.
7.1 A Comissão de Prova poderá a
qualquer tempo e por sua livre avaliação técnica, desclassificar qualquer
piloto que julgue não estar apto a competir.
8 SILÊNCIO NOS BOXES
Paredões de som não
são permitidos nos boxes dos pilotos, de modo a não comprometer a comunicação.
9 HORÁRIOS DO EVENTO.
Após o encerramento
das inscrições, será divulgado e confirmados em serviço de som no local da
prova os horários dos treinos e provas através do regulamento suplementar. Salvo
situações extremas e força maior, os horários poderão ser alterados.
10 LARGADA
10.2 Procedimento de
Largada
O Piloto é o responsável
por observar o horário de largada previsto, devendo comparecer ao parque de
espera imediatamente após largar a categoria anterior.
Dependendo da condição
da pista poderá ser liberada uma volta de reconhecimento (não obrigatória) e
imediatamente após o piloto deverá seguir para o Gate.
Em caso de
classificatórias os primeiros lugares terão prioridade na entrada do parque
fechado, para escolher o lugar no Gate, se não houver classificatória a ordem é
a de inscrição.
Somente o mecânico ou o chefe de equipe poderá acompanhar o
piloto no Gate de largada até o momento da bandeira verde, e deverá se afastar
do piloto e dirigir-se ao pit-line assim que a mesma for agitada.
Após o piloto tomar
sua posição no Gate de largada, ele não pode mudar de posição, voltar à zona de
espera ou receber assistência antes da largada.
Se o piloto tiver um
problema mecânico no Gate de largada, ele deverá aguardar por assistência após
a largada ter sido efetuada. Após a largada ele poderá receber assistência de
seu mecânico apenas em sua posição.
Quando todos os
pilotos estiverem sobre a linha de largada, o Comissário levantará uma placa
com "30 segundos". Depois vira a placa para 15 (quinze) segundos,
avisando que a largada se dará nos próximos 15 segundos.
Na área em frente ao
Gate de largada não é permitido nenhum tipo de reparo, podendo o piloto ou
membro de equipe que infringir esta regra ser penalizado.
10.3 LARGADA CANCELADA
Toda largada
cancelada será indicada por uma) bandeira
vermelha agitada. Os pilotos
deverão retornar para o mesmo local do gate onde estavam e aguardar uma nova
largada.
10.4 Reparos e
Substituições
Os pilotos terão a
possibilidade de reparar a motocicleta na zona de reparos da pista (pit stop)
durante a prova.
11 PARADA DE UMA PROVA
O Diretor de Prova tem
o direito, sob sua própria iniciativa, por razões urgentes de segurança, ou
caso de força maior, paralisar uma prova prematuramente ou cancelar uma parte
ou todo o evento.
·
Se uma prova é interrompida até que a segunda volta tenha sido completada uma nova largada será
realizada imediatamente, sendo a troca de motocicleta proibida.
·
Se uma prova é interrompida depois da segunda volta e a qualquer
momento durante a primeira metade do
tempo previsto de prova, haverá uma nova largada completa, com a
participação dos pilotos que ainda estiverem na prova. Os pilotos retornarão para os boxes e a nova
largada acontecerá em, no mínimo 15 (quinze) minutos após a paralisação da
prova. A Comissão de Prova pode excluir um ou mais pilotos de
participarem da nova largada, no caso de serem julgados culpados pela
paralisação da prova.
·
Se uma prova é paralisada após
transcorrida a primeira metade do tempo ou número de voltas previsto, a
prova será considerada completa. A ordem de chegada será baseada na colocação
dos pilotos na volta anterior a que a bandeira vermelha foi
mostrada. O (s) piloto(s), indicado (s) pelo Diretor de Prova como responsável
(is) pela bandeira vermelha, serão penalizados com 1 volta a menos.
12 ASSISTÊNCIA EXTERIOR, CORTE DE PERCURSO.
Qualquer assistência
externa no percurso é proibida
durante a prova a menos que seja efetuado por outro piloto participante da
bateria ou um fiscal de pista designado pelo organizador para garantir a
segurança. Tomar atalhos no percurso é proibido. A violação deste Regulamento
acarretará em penalidade de 1 (uma) volta ao piloto.
13 PIT STOP/ (ZONA DE REPAROS)
Ao lado da pista haverá uma área que deve ser
reservada para reparos durante a prova. As únicas pessoas autorizadas a ficar
nesta área específica são os mecânicos ou chefe de equipe.
O reabastecimento deve ser feito com o motor desligado, e só é
permitido no pit-stop.
Na Zona de Reparos
será proibido ingressar sem camisa, descalço, portando algum tipo de bebida alcóolica, mal vestido e
com comportamento anormal. O
mecânico ou membro de equipe que deixar esta área para sinalizar ou auxiliar
algum piloto, estará automaticamente penalizando o seu piloto em 1 volta do
resultado final.
14 SINAIS OFICIAIS (Bandeiras e seus
significados)
Os sinais oficiais devem ser dados por meio de
bandeiras como segue:
Vermelha agitada, PARADA IMEDIATA para
todos os pilotos;
Preta agitada, o piloto indicado deverá
parar imediatamente no Pit Stop;
Amarela
fixa,
perigo adiante, PILOTAR DEVAGAR;
Amarela
agitada, PERIGO
IMEDIATO, REDUZA A VELOCIDADE, NÃO
SALTAR E NÃO ULTRAPASSAR, preparar para parar se necessário.
Azul agitada, RETARDATÁRIO, não mude de traçado e PERMITA A ULTRAPASSAGEM;
Branca
com cruz
vermelha, atenção, pessoas e ou
veículo de serviço médico na pista
Verde, pista livre para a largada da bateria;
Xadrez
Preta e Branca, agitada, fim de prova ou treino;
A bandeira azul deve
ser usada por Oficiais de sinalização suplementares, especializados para esta
bandeira somente.
16 VISTORIA
16.1 Teste Antidoping
e de Álcool
È proibido o consumo
de bebidas alcoólicas pelos pilotos, o teste antidoping e de álcool podem ser
efetuados de acordo com o Código Médico e regulamentações do C.O.B..
Um piloto com o teste
positivo será excluído de todo o evento. Penalidades adicionais como suspensão
do campeonato poderão ser impostas.
16.2 - EQUIPAMENTOS
Não é permitido participar
(treino e corrida) sem os equipamentos
de segurança específicos para o
motocross, calça, camisa manga longa, colete, luvas, capacete, óculos e
botas.
16.3 – Itens
obrigatórios de Vistoria:
- Suspensão em bom
estado de funcionamento;
- Raios e roda em bom
estado;
- Freios, manetes e
acelerador com funcionamentos normais;
- Tanque de
combustível sem vazamentos;
- Corta corrente de
fácil acesso e funcionando;
- Manetes com proteção
nas extremidades;
- Proibido o uso de
descanso, faróis, piscas e lanternas;
- Ausência de objetos
cortantes nas extremidades (parafusos, arames)
- Manoplas, Fixação de
guidon e mesas em bom estado;
- Number Plate frontal
e lateral com numeração grande e visível .
17 RESULTADOS
O vencedor de uma
prova é o piloto que tiver o maior numero de voltas e cruzar a linha de chegada
em primeiro lugar após ser anunciada a última volta ou na volta anterior em
caso de prova paralisada por bandeira vermelha.
Um piloto não será
classificado se não tiver completado 50%
do número total de voltas completadas pelo vencedor. Todos os resultados devem
ser homologados pelo Júri de Prova;
18 PONTUAÇÃO DO
CAMPEONATO
Cada bateria válida
(homologada) marcará pontos para o Campeonato. No final do campeonato o piloto
descarta uma bateria com o seu pior resultado. O primeiro critério de
desempate para o Campeonato é o descarte, depois é o número de vitórias,
segundos lugares e assim sucessivamente.
Os pontos serão
atribuídos para o Campeonato em cada bateria válida como segue:
01º Lugar – 25 Pts 06º Lugar - 15 Pts 11º Lugar - 10 Pts 16º Lugar - 5 Pts
02º Lugar – 22 Pts 07º Lugar - 14 Pts 12º Lugar - 9 Pts 17º Lugar - 4 Pts
03º Lugar – 20 Pts 08º Lugar - 13 Pts 13º Lugar - 8 Pts 18º Lugar - 3 Pts
04º Lugar – 18 Pts 09º Lugar - 12 Pts 14º Lugar - 7 Pts 19º Lugar - 2 Pts
05º Lugar – 16 Pts 10º Lugar - 11 Pts 15º Lugar - 6 Pts 20º Lugar - 1 Pto
18.1 Pilotos com
carteira Regional RN ou Carteira CBM de outras Federações poderão participar
mas não marcam pontos no campeonato RN.
18.2 Ao final do
Campeonato será contemplado com troféu e certificado de CAMPEÃO ESTADUAL 2016 o
primeiro e segundo lugar do ranking das categorias definidas no artigo 3.1
19 PROTESTOS E PENALIZAÇÕES:
19.3 Os protestos
contra pilotos, motocicletas e atitude anti-desportiva deverão ser feitos por
escrito pelo Piloto ou Chefe de Equipe e entregue ao Júri de Prova, até no
máximo 15 minutos após a
bandeirada de chegada do vencedor da prova.
Reclamação contra
resultado deve ser apresentada ao júri de Prova dentro de 10 minutos seguintes a divulgação dos resultados.
19.4 O piloto que não
cumprir as determinações da Direção ou júri de prova poderá ser punido com
suspensão de participar de provas oficiais CBM (Campeonatos Estaduais) pelo
período determinado pela comissão disciplinar da FEMORN (após reunião
específica para o assunto).
Todos os protestos devem ser feitos por escrito e ESPECÍFICADOS POR ITEM, e acompanhados por uma taxa de
R$ 50,00 (cinqüenta reais).
Os protestos serão
avaliados pelo Júri da Prova; no caso da procedência, o valor será devolvido ao
reclamante, caso contrário, reverterá a favor do Organizador do evento ou no
caso de reclamação técnica para a equipe reclamada.
Os protestos contra
decisões do Diretor de Prova será julgado pelo Júri de Prova. Os protestos contra
decisões do Júri de Prova será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça
desportiva da CBM.
19.1-Os casos omissos
durante o evento (brigas entre equipes, desacato a membros da Comissão de
Motocross da Federação) serão julgados pela comissão de motocross e aplicado as
penalizações no evento ou nas próximas etapas.
19.2-O piloto ou um membro
da equipe que tumultuar o local de apuração será penalizado com a
desclassificação do piloto na prova.
20 ENTREGA DE
PRÊMIOS
Os cinco primeiros
colocados em cada bateria, caso solicitado, deverão se dirigir imediatamente ao
pódio após o término da bateria para receber a premiação.
21 AJUDA DE CUSTO
21.1 Moeda
As ajudas de custo
serão pagas na secretaria de prova AOS PILOTOS PRESENTES, DEVIDAMENTE
IDENTIFICADOS DOCUMENTALMENTE, OU A SEUS REPRESENTANTES QUANDO MENORES.
Os pagamentos deverão
ser realizados em Cheque ou Dinheiro.
O valor total da ajuda
de custo poderá alternar de uma etapa para outra e será divulgado no
Regulamento Suplementar de cada prova.
21.2 Troféus
No mínimo os cinco
primeiros colocados de cada etapa válida, deverão ser premiados com troféus no
pódio.
22 AUTORIDADES DO
EVENTO:
Desde o início da
Vistoria até o início das provas, bem como após as provas até a Homologação
final dos resultados, o evento está sob a autoridade do Júri de Prova.
Durante as provas cabe
a Comissão de Prova a autoridade sobre o evento.
Este regulamento
poderá ser alterado pela Comissão de Motocross da FEMORN, ressalvados direitos
adquiridos, sendo que qualquer alteração ou atualização será obrigatoriamente
publicada e divulgada em adendo.
Os Casos Omissos a
este regulamento serão decididos em conformidade com os regulamentos da “CBM”
naquilo que não colidirem com as diretrizes esportivas brasileiras.
Este Regulamento foi
elaborado pela Diretoria de Motocross da FEMORN.
Federação de Motociclismo do Rio Grande do
Norte - FEMORN
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