sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ENDURO FIM

PROVA DE HABILIDADE E RESISTÊNCIA

O enduro FIM é disputado num percurso sinalizado por setas e fitas demarcatórias, que indicam aos participantes o caminho correto a ser seguido (não tem planilha - ao contrário de uma prova de Enduro de regularidade ou rally). Dentro do trajeto, existem testes especiais de velocidade, postos de controle (CH) e postos de passagens (CP), pelos quais os participantes tem que passar durante a prova e que registram os tempos de cada um. O vencedor é aquele que perder menos pontos.    para Perder menos pontos o piloto precisa ser o mais rápido nos testes especiais e não perder pontos nos CHs (controle de Horário) uma espécie de relargada que obriga o piloto a manter a sequencia inicial da prova em cada volta - relargada.


Existem dois tipos de testes de velocidade no Enduro FIM. A Prova Especial em Linha (Enduro Teste) é uma especial de velocidade na trilha, sendo que tem que ser em trecho travado onde as a velocidade média do percurso fique em torno de 50 Km/h. 

O outro tipo de teste de velocidade é a Prova Especial em Circuito (Cross teste) é um teste de velocidade em circuito fechado. Pode ser uma pista de motocross (sem os saltos perigosos), um circuito feito em um terreno com obstáculos naturais, misto de pista de motocross com trilha. O importante é que a largada e chegada sejam no mesmo local. 

SEGURANÇA:


O Enduro FIM é considerado uma prova segura primeiro porque as especiais de velocidade são em trechos travados, segundo porque a primeira volta no circuito não vale tempo, serve de reconhecimento do percurso, assim na volta valendo tempo os pilotos já sabem onde estão os trechos que precisam de atenção.

Alem da sinalização que indica com uma CURECA (Placa em forma de caveira) os locais perigosos  do percurso.

As curvas são sinalizadas com setas Direita e esquerda.
O trecho é fechado ao trânsito de trilheiros.
Existem Fiscais espalhados no circuito que monitoram os pilotos.



DINÂMICA:
O circuito tem uma volta de aproximadamente 35 KM (volta)
Os pilotos tem que completar 3 voltas
A primeira volta é de reconhecimento (vale só o cross teste)
Dentro deste circuito existem os testes especiais de velocidade
Os Testes de velocidade são curtos, aproximadamente 3 KM cada
Por volta geralmente temos 2 testes em linha - Enduro Teste e 1 teste em circuito - Cross teste
Cada piloto tem uma Hora certa para largar em cada volta.
A largada é feita por categoria
Existem Postos de Controle de Horário - CH no percurso 
Nos inicios e Fim de especial tem uma placa Indicativa.






CATEGORIAS:

SÃO 6 CATEGORIAS

-> MOTOS IMPORTADAS
* PILOTOS EXPERIENTES
* PILOTOS INICIANTES

-> OVER
* PILOTOS ACIMA DE 35 ANOS

-> MOTOS NACIONAIS
* EXPERIENTES
* INTERMEDIARIOS
* INICIANTES



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