CAMPEONATO NORTERIOGRANDENSE DE ENDURO F.I.M. 2019
REGULAMENTO
CAMPEONATO NORTERIOGRANDENSE DE ENDURO F.I.M. 2019
REGULAMENTO
ART.01- A
FEDERAÇÃO DE MOTOCICLISMO DO RIO GRANDE DO NORTE – FEMORN,
Filiada à Confederação Brasileira de Motociclismo - CBM, é a
única entidade capacitada por lei a: autorizar, aprovar,
coordenar, planificar e supervisionar atividades
motociclísticas no território do Rio Grande do Norte, e em
conseqüência disso elabora o presente regulamento. Assim sendo este
Campeonato é de propriedade da FEMORN/CBM.
01.1 – Todo
e qualquer evento de competição que não tiver autorização da
respectiva Federação é considerado ilegal pelas autoridades
Estaduais e Federais competentes estando sujeitas as penalidades
previstas em lei.
ART.02- Este
regulamento foi decidido no Congresso Técnico com participação e
voto de pilotos convidados. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro
de 2019 sendo válido para todo o território do estado do Rio Grande
do Norte durante o decorrer do ano, a cópia original está no
site www.femorn.com
ART.03- DO
CAMPEONATO:
03.1- Pontuam no
Campeonato Norteriograndense de Enduro FIM somente os pilotos
licenciados CBM com filiação FEMORN 2019, os demais pilotos poderão
participar das etapas como convidados, não pontuando no Ranking
Estadual. Será feita a reclassificação da pontuação
(25,22,20,18...) entre os piloto licenciados FEMORN.
03.2- o CAMPEONATO
NORTERIOGRANDENSE DE ENDURO FIM terá premiação em troféu
para Campeão e vice-campeão
03.3- O Campeonato
Norteriograndense e o Circuito Potiguar de ENDURO FIM 2019, tem o
calendário divulgado no site www.femorn.com e
está sujeito a alteração de datas no decorrer do ano. Ao
calendário poderão ser acrescidas novas etapas até o máximo de 8
(oito) como também etapas poderão ser canceladas ou não
homologadas, neste caso não contaram pontos para os campeonatos.
ART.04- MOTOCICLETAS
E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA DO PILOTO:
04.1- É dever do
piloto portar documento que comprove a propriedade da motocicleta.
04.2- AS
MOTOS: devem ser do tipo off-road e deverão estar em
condições seguras de uso (freios, suspensão, manetes, tanques de
combustível, etc.). deverão possuir number plate ou farol
e recomenda-se o uso de protetor de mão; OS PILOTOS
DEVERÃO usar equipamentos individuais de segurança para
prática do off-Road, sendo obrigatório capacete, óculos,
camisa manga longa, luvas, calça e botas apropriados para a pratica
do Enduro.
ART.05- PONTUAÇÃO
PARA O CAMPEONATO
Cada piloto
licenciado CBM que largar e atingir o CH1 ganhara 2 (dois) pontos de
participação no ranking + os pontos obtidos pela sua classificação
na prova de acordo com a tabela abaixo:
Lugar | Pontos | Lugar | Pontos | Lugar | Pontos | Lugar | Pontos |
1º | 25 | 6º | 15 | 11º | 10 | 16º | 5 |
2º | 22 | 7º | 14 | 12º | 9 | 17º | 4 |
3º | 20 | 8º | 13 | 13º | 8 | 18º | 3 |
4º | 18 | 9º | 12 | 14º | 7 | 19º | 2 |
5º | 16 | 10º | 11 | 15º | 6 | 20º | 1 |
Parágrafo único: O
piloto que desejar mudar de categoria durante o campeonato deverá
solicitar a Federação e levará para a nova categoria metade
dos pontos obtidos na categoria anterior + os pontos extras de
participação (dois por etapa).
ART.06- DESCARTE:
atingindo a copa e o campeonato em 2019 o número de 5 (cinco) ou
mais etapas homologadas haverá o descarte do tipo N-1, ou seja, cada
piloto descartará sua pontuação mais baixa incluindo-se o
zero. Caso o número de etapas chegue a 8 (oito) utilizaremos o N-2
(descarte das duas pontuações mais baixas inclusive os zeros).
ART.07- DESEMPATE:
Será proclamado CAMPEÃO ESTADUAL o piloto que houver somado o
maior número de pontos em cada categoria no respectivo ranking,
descartando-se a etapa com menor pontuação (n-1) ou (n-2) se
for o caso. Caso haja empate o primeiro critério de desempate será
quem descartou mais pontos, o segundo será maior número de
vitórias, se persistir o empate , o maior número de segundos,
terceiros, assim sucessivamente.
ART.08- REGULAMENTO
SUPLEMENTAR: Deverá ser divulgado na semana do evento, onde
deve constar o nome do Diretor de Prova, os três membros do júri,
número de voltas e quilometragem da prova, horário e local de
largada e chegada do primeiro competidor, locais de abastecimento e
outras informações julgadas de relevância.
ART.09- CATEGORIAS: as
categorias do Campeonato Norteriograndense de Enduro FIM 2019,
são definidas por três critérios: Classificação da moto por
cilindrada ou potencia, pela idade do piloto ou pelo
nível técnico de pilotagem do piloto. Os pilotos poderão
escolher qualquer categoria que se encaixar conforme listadas a
seguir.
Categoria | Motocicleta tipo | Cilindrada | Pilotos |
E1 | Importada ou Protótipos* | Até 250cc/4T até 150cc/2T ou protótipos |
> 18 anos |
E2 | Importada ou Protótipos* | Acima 250cc/4T e acima 150cc/2T ou protótipos |
> 18 anos |
E4 | Nacionais | Até 400cc preparação tipo 2 | > 18 anos conformenível técnico* |
E4 B | Nacionais | Até 250cc preparação tipo 1 | > 18 anos |
E35 | Todas | Até 550cc | >= 35 anos |
E45 | Todas | Até 550cc | >= 45 anos |
09.1 – Protótipo é
toda moto que tiver motor, suspensão ou chassi não originais, ou
seja vindo de outras motocicletas, por exemplo: Motos importadas com
motor nacional, motos Nacionais com motor de importada ou ainda moto
nacional com suspensão importada (não original).
09.2 – Preparação
tipo 1: é o trabalho feito na própria peça mecânica original com
intuito de melhorar a sua performance, poderá ser feita a
substituição de comando de válvulas, canos, ponteiras, guidão,
elemento do filtro de ar e de peças eletrônicas como CDI, Bobinas e
cabos.
09.3 – Preparação
tipo 2: inclui a preparação tipo 1 e também pode ser feito a
substituição do carburador e modificação na caixa do filtro
de ar.
09.4 – Nível
Técnico: para definição de Nível técnico para as categorias
E4 e E4b serão analisados os resultados na geral de provas oficiais
de 2017 e 2018 dos campeonatos realizadas no RN,PE, CE e PB através
do histórico do sistema Prisma de Apuração de enduro FIM, o piloto
que em qualquer prova com 40 ou mais pilotos inscritos no
últimos 2 anos ficou classificado em até 6º no resultado geral é
considerado piloto E4 como também os pilotos que foram campeão ou
vice-campeão da categoria E4B ou equivalente nos estados do RN,PB,PE
e CE nos anos de 2016 ou 2018.
O piloto que se
inscrever na E4b e ficar entre os 5 (cinco) melhores no
resultado Geral da prova se inscreveu indevidamente, neste caso o
piloto passará automaticamente para a categoria E4a com
acréscimo de um minuto ao seu tempo. Esta regra se aplica
apenas se o fato ocorrer na 1ª prova que o piloto participar
na E4b em 2019.
09.5 – Para este
regulamento são consideradas motos tipo “nacionais” as
seguintes: CRF230, TTR230, TORNADO, LANDER, XRE300, DT200,
XTZ125 e similares. Motos tipo “importadas”: CRF250/450X,
KTM 250/300/450 (todas), Yamaha WR/YZ, Suzuki e Kawasaki (todas), ou
ainda motos similares a estas.
ART.10- CATEGORIAS
EXTRA CAMPEONATO: Como forma de incentivo e formação de novos
pilotos de Enduro, o organizador poderá incluir categorias extra
campeonato denominadas “X”, estas serão premiadas
com MEDALHAS ou troféu de pequeno porte (menor que os do
campeonato). Estas categorias largarão após a E4B do campeonato e
poderão ter um trecho diferenciado (mais fácil), isto fica a
critério do organizador da etapa. A formação é livre e Como
sugestão para as categorias fica a nomenclatura Xnº e
distribuição abaixo.
obs: Motocicletas
estilo Pop e Titan não são apropriadas para a prática do Enduro
FIM podendo vir a atrapalhar os pilotos do campeonato, portanto não
sendo permitidas na prova a não ser que os trechos das especiais
sejam totalmente diferentes para estas categorias.
ART.11- CRONOMETRAGEM:
deverá ser feita de forma eletrônica por equipamento do tipo
fotocélulas, rfid, transponder ou GPS, no caso de uso de GPS
deverá ser obrigatório nas categorias do Campeonato o uso
de 2 equipamentos por piloto. Além dos 2 GPS cedidos pela
organização o piloto poderá utilizar seu próprio equipamento GPS
ou aplicativo GPS LOGGER, desde que o equipamento seja homologado
pelo sistema de apuração, e que o equipamento esteja configurado
para gravar um waypoint por segundo, estes somente serão utilizados
em caso de pane nos dois equipamentos oficiais
ART.12- ORDEM
DE LARGADA:
a) Será a
ordem do ranking ou prova anterior para os 3 primeiros de cada
categoria os demais serão classificados a critério da
organização.
b) Nas especiais a
largada será pela ordem de chegada no local de inicio da especial
(fila), caso haja um fiscal no local, o piloto deverá obedecer ao
comando do mesmo, não havendo fiscal o piloto é quem decide o
momento da sua largada não devendo ultrapassar 1 minuto da largada
do piloto anterior caso haja fila. Mediante acordos poderá ceder o
seu lugar para um piloto atrasado.
ART.13- DEVERES
DO PILOTO: É dever de todo piloto participar do Briefing e
manter o mais alto espírito esportivo para com os demais
concorrentes, antes, durante e após a competição e
respeitar todas as disposições constantes no presente regulamento e
seus adendos, bem como respeitar o Código nacional de Trânsito
e as disposições do código Estadual de Desportes, podendo este ser
penalizado ou desclassificado dependendo da infração.
ART.14- INSCRIÇÕES: as
inscrições devem ser feitas no site da Federação, ou em local por
ela determinado. O piloto deverá estar obrigatoriamente
inscrito na CBM no exercício 2019. O valor da
inscrição e a quantidade de vagas serão anunciados no regulamento
suplementar. A inscrição oficial acaba no sábado às 21:00h.
O piloto que se inscrever no Domingo pagará uma multa de R$ 20,00
(vinte reais) e largará em uma vaga se ainda existir, caso não
haja mais vagas este não participará da prova. O piloto que
fizer a pré inscrição e desistir de participar deverá comunicar a
organização para excluir seu nome da lista de largada.
ART.15- TERMO
DE RESPONSABILIDADE: Ao assinar a ficha de inscrição, o
participante declara ter lido este regulamento na integra e assume
estar apto a participar de uma prova esportiva de alto rendimento,
concordando plenamente e se comprometendo a seguir o presente
regulamento, inclusive se responsabilizando civil e criminalmente
pelos seus atos, eximindo a CBM, a FEMORN, os organizadores, os
promotores e patrocinadores da prova, de toda e qualquer espécie de
responsabilidade por danos materiais ou físicos que venha
causar a terceiros e ou a si próprio, antes, durante e após o
desenrolar da competição.
ART.16- CIRCUITO: O
percurso deverá ser praticável em qualquer tipo de tempo, para
todos os tipos de motocicletas aceitas neste regulamento. A
distância total por etapa não poderá ser inferior a 70
km e não mais de 30% sobre as rodovias asfaltadas. Os testes
especiais só serão válidos após a primeira volta
(reconhecimento), com exceção do Cross Teste e Extreme que
poderão valer na primeira volta conforme decisão da direção de
prova. A prova deverá ter no mínimo 8 Km de trechos
especiais por volta. A prova poderá ter cross teste 100% natural,
misto ou totalmente artificial, obstáculos que se tornem perigosos
serão eliminados/desviados antes ou durante a competição pela
direção de prova ou pelo comissário FEMORN de modo a evitar
acidentes.
ART.17- RESGATE: O
resgate mecânico somente se dará após o final da competição. O
piloto é obrigado a levar consigo água e alimentos energéticos
para aguardar. O resgate médico será feito imediatamente após a
comunicação ter chegado à direção de prova, que providenciará
uma equipe para chegar ao local determinado.
ART.18- MEIO
AMBIENTE: Os pilotos se comprometem a preservar o meio ambiente,
circulando somente pelos locais indicados, são proibidos de deixar
detritos no trecho. A sinalização será retirada após a prova.
ART.19- PREMIAÇÕES: Serão
entregues troféus do 1º ao 5º lugares de cada categoria do
Campeonato, troféus ou medalhas de 6º ao 10º serão opcionais para
a categoria E4b. Categoria extra campeonato terá Medalhas ou troféus
de pequeno porte como premiação. NOTA IMPORTANTE: por ser
tratar de esporte para desportistas amadores e na impossibilidade de
fiscalizar todo o circuito com comissários, não será permitida
premiação em dinheiro, sendo permitido sorteio ou distribuição de
brindes entre os cinco primeiros de cada categoria ou entre todos os
participantes.
ART.20- CAMPEÃO
GERAL: Será o piloto mais rápido do dia, somando-se as
penalizações e juntando-se todas as categorias e também
participará do Ranking Geral onde sairá o Número 1 do Estado do
RN.
ART.21- A
pedido do piloto (ANTECIPADAMENTE) existe a possibilidade de pilotos
E4a voltarem para a E4b ou pilotos da E4b subir para E4a, após
análise da comissão.
ART.25- VISTORIA: A
vistoria da moto poderá feita no parque fechado e o piloto não
poderá trocar de moto após a largada sob pena de
desclassificação. A vistoria dos equipamentos do piloto será na
entrada do parque fechado na hora da largada, podendo o piloto
ser impedido de participar caso não tenha os equipamentos de
segurança mínimos necessários ou caso sua motocicleta não
apresente condições mecânicas de segurança.
ART.26- PARQUE
FECHADO:
1- Toda prova deverá
ter uma área cercada destinada ao Parque Fechado que abrigará as
motocicletas até a largada.
2- Após o horário
determinado para fechamento do parque o piloto poderá entrar porém
receberá uma penalização de tempo de 1 minuto.
3- Na entrada e
dentro do parque fechado as motos devem estar com o MOTOR
DESLIGADO.
4- Pilotos não
podem permanecer dentro do parque fechado, somente estão autorizados
a entrar quando faltar 5 (cinco) minutos para sua largada ou mediante
autorização do fiscal.
5- No parque fica
proibido reparo ou manutenção na motocicleta, inclusive
reabastecimento.
6- Empurrar a moto
até o local de saída do parque fechado com o motor desligado.
6- Somente
acionar o motor da moto quando completar o minuto exato de sua
largada.
7- Na primeira
infração das regras o piloto será advertido pelo fiscal, na
segunda será penalizado com 1 minuto que será somado ao seu tempo
de prova.
ART.27- BRIEFING:
é obrigatório a participação dos pilotos no Briefing (reunião)
antes do inicio da prova (30 minutos), no briefing serão passadas
informações importantes e de segurança sobre a prova.
ART.28- ÁREA
DE LARGADA
É uma pequena área
localizada na saída do Parque Fechado, os pilotos devem levar suas
motos com o MOTOR DESLIGADO e aguardar com o MOTOR
DESLIGADO o seu horário de largada. Caso o motor não funcione
dentro do minuto da sua largada, o piloto deverá empurrar a
motocicleta para uma linha de 10 metros a frente para
tentar solucionar o problema podendo ter ajuda de mecânicos ou
terceiros. Tumultuar a área de largada penaliza o piloto com 1
minuto.
ART.30- MARCAÇÃO
DO PERCURSO: (veja placas no anexo)
- O percurso deverá
ser marcado pelas seguintes placas
DOBRE A DIREITA –
PLACA BRANCA COM SETA VERMELHA E A LETRA D
DOBRE A ESQUERDA –
PLACA BRANCA COM SETA VERMELHA E A LETRA E
CAMINHO CERTO –
PLACA BRANCA COM BOLA VERMELHA OU VERDE.
CAMINHO ERRADO –
PLACA BRANCA COM BOLA RISCADA POR UM X.
PERIGO – PLACA
BRANCA COM UMA CAVEIRA VERMELHA
RADAR – PLACA
BRANCA COM A INSCRIÇÃO “RADAR” E A VELOCIDADE DO TRECHO
- O percurso poderá
ser marcado pelos seguintes BUMPS (FITA DE COR)
BUMP AZUL –
SINALIZA CAMINHO CERTO NO DESLOCAMENTO
BUMP VERMELHO –
SINALIZA O CAMINHO CERTO DENTRO DA ESPECIAL
PRETO OU ZEBRADO –
SINALIZA CAMINHO ERRADO OU FECHA UM CAMINHO ERRADO
* outras cores de bump poderão ser usadas tendo sua finalidade específica explicada no briefing, como por exemplo diferenciar a especial ou deslocamento para uma categoria extra campeonato.
* outras cores de bump poderão ser usadas tendo sua finalidade específica explicada no briefing, como por exemplo diferenciar a especial ou deslocamento para uma categoria extra campeonato.
Como forma de não
poluir não será usado marcação por spray devendo o
piloto ignorar marcações por spray em postes, coqueiros,
pedras, etc.
ART.31- CONTROLE
DE HORÁRIO (CH)
- O piloto é o
único responsável pela observação dos seus horários
(etiqueta) e deverá ter seu próprio relógio digital sincronizado
(inclusive os segundos) com o relógio oficial da organização da
prova para saber a hora certa de passagem pelos CHs.
- Os locais dos CHs
serão indicados por uma placa com inscrição CH e o numero dele.
- A prova poderá
ter um ou dois CHs por volta que serve para dar ordem a prova, a
largada de cada CH é automática e o piloto deve observar as placas
de CH e comparar o relógio e etiqueta de tempos, ultrapassando o
local somente dentro do minuto estipulado, devendo o piloto atingir o
waypoint entre os segundos 00 e o segundo 59 do minuto
especificado na etiqueta.
- O piloto deverá
ultrapassar o local da placa na hora ideal de sua passagem pelo CH e
seguir sem parar no sentido da trilha no mínimo 50
metros adiante da placa para garantir a passagem pelo
waypoint.
- O ultimo
CH anotado na etiqueta sinaliza o fim da prova e somente
neste último CH o piloto poderá passar adiantado que não
sofrerá penalização, devendo após passar no último CH devolver
imediatamente à organização os equipamentos GPS para a apuração
do resultado.
- Em caso de
força maior o Diretor de Prova poderá mudar os horários previstos
de cada CH avisando os pilotos no desenrolar da prova ou ainda
cancelar um ou mais CHs.
ART.32- PONTUAÇÃO
NOS CHS: O piloto será penalizado com 1 minuto toda vez que se
atrasar ou largar adiantado nos CHs. Perder um CH em uma
volta penaliza o piloto com 30 minutos.
ART.33- TESTES
ESPECIAIS: (TRECHO CRONOMETRADO)
- Durante a prova
haverá testes especiais que poderão ser em linha (PEL) conhecido
como ET (Enduro Teste), em circuito (PEC) também conhecido como
(CT – Cross Teste) ou ainda pode ser do tipo (XT – Extreme
Teste) com obstáculos artificiais tipo trial.
- No inicio e no
final dos testes especiais haverá uma placa indicando o local de
largada e de chegada.
- Todos os Enduro testes serão de reconhecimento na primeira volta.
- Todos os Enduro testes serão de reconhecimento na primeira volta.
- Os testes
especiais (Cross Teste) e o XT (Extreme Teste) de acordo com a
decisão do Diretor de Prova e divulgado no briefing poderão
valer para o resultado desde a primeira volta, o piloto não
pode entrar e treinar com moto no cross teste ou extreme antes do
inicio da prova, o reconhecimento por dentro do percurso pode ser
feito à pé.
- O tamanho mínimo dos testes especiais são: CT com 600 metros, Extreme teste com 400 metros, ou 500 metros se for misto. Cada ET deverá ter no mínimo 1,2 KM.
- O tamanho mínimo dos testes especiais são: CT com 600 metros, Extreme teste com 400 metros, ou 500 metros se for misto. Cada ET deverá ter no mínimo 1,2 KM.
-Os testes não
devem ser em lugares extremamente perigosos (ex:próximo a abismos),
e devem ser selecionados para que a velocidade média da especial não
ultrapasse os 55 km/h (a média será calculada somando a
velocidade média da especial dos 5 primeiros lugares de cada
categoria e dividindo-se por 6).
- Ao final da prova
serão somados todos os tempos das especiais, o campeão da categoria
será aquele que obtiver o menor tempo no somatório das especiais
válidas acrescentando-se as penalizações de tempo cometidas pelo
piloto caso existam.
ART.
34- CANCELAMENTO DE CH: um CH será cancelado se 50% dos
pilotos não conseguirem cumprir os horários.
ART.35- CANCELAMENTO
DE TESTE ESPECIAL: um teste especial somente poderá ser
cancelado após reunião do júri de prova.
ART.36- FORFET: O
piloto que não completar uma especial será atribuído a ele o tempo
máximo desta especial não completada, que será definido pela
direção de prova.
ART.37- PENALIZAÇÕES: o
piloto sofrerá uma penalização em minutos por cada infração a
seguir. As penalizações serão impostas pela observação dos
comissários desportivos da FEMORN, pelo júri de prova, pelo Diretor
de prova, pelos agentes das autoridades do Trânsito ou pela
observação do track (caminho) obtido pelo GPS utilizado pelo
piloto.
37.1 Penalização
de 1 minuto
- Por se atrasar ou adiantar-se nos CHs.
- Por colocar a moto atrasado dentro do parque fechado.
- Por cada infração leve ou média do código nacional de trânsito.
- Por encurtar caminho passando a mais de 15 metros fora de um waypoint ou sinalização definido.
- Por ultrapassar a velocidade estipulada dentro de uma zona de radar
37.2 Penalização
de 5 minutos
Por cortar caminho encurtando o deslocamento.
Por cortar caminho dentro da especial ao passar a mais de 50 metros fora do roteiro definido.
Por treinar em algum teste especial na véspera da prova.
37.3 Penalização de 30 minutos
- Por não passar em um CH
- Por se atrasar mais de 30 minutos em um CH
- Por cada infração gravíssima do Código Nacional de Transito.
37.4 Penalização
de RADAR
Nos deslocamento
em ÁREA URBANA E POVOADOS o piloto deverá trafegar
em BAIXA VELOCIDADE, respeitando os limites impostos, podendo ser
penalizado pela organização da prova caso exceda o limite de
velocidade do local, a organização poderá estipular uma
penalização para os infratores que será divulgada no briefing.
ART.38- Cronometragem: No
caso do uso de fotocélulas ou outro sistema de cronometragem, a cada
volta o piloto é obrigado a seguir as instruções passadas no
briefing da prova.
ART.39- DESCLASSIFICAÇÃO: são
motivos para desclassificação pelo júri de prova, devendo haver
reclamação por escrito de um concorrente ou de um comissário
desportivo, respeitando-se o direito de defesa do competidor:
1. Retirar
ou danificar propositalmente sinalização da prova, Placas e Bumps
(Desclassificação da prova e suspensão de provas oficiais CBM por
um ano).
2. Obstruir
propositalmente a trilha dentro de um teste especial.
3. Desrespeitar
ordem de não ingerir bebida alcoólica durante o evento.
4. Transitar
em alta velocidade nas cidades ou povoados.
5. Não
respeitar a propriedade alheia (sítios, fazendas, etc)
6. Colocar
a vida de crianças, pedestres ou ciclistas em risco.
7. Nos
testes especiais pilotar propositalmente em sentido contrário.
8. Empinar
a moto em vias públicas, comprovado por autoridades competentes.
9. Atitudes
anti-desportivas contra concorrentes (após julgamento).
10. Desrespeitar
autoridade da prova (Diretor, Comissários, Membros do Júri).
11. Participar
com motocicleta com pedido de busca e apreensão ou denúncia de
roubo
12. Não devolver o GPS imediatamente após o final da prova.
12. Não devolver o GPS imediatamente após o final da prova.
ART.40- BONIFICAÇÕES: O
piloto que parar dentro de um teste especial para socorrer
concorrente vitima de acidente grave, após checado e
comprovado as informações do acidente pelo júri de prova, será
atribuído a ele nesta especial a bonificação de tempo referente
aos segundos que permaneceu parado no local (comprovado pelo GPS) ou
será repetido o mesmo tempo obtido nesta mesma especial na volta
anterior ou posterior quando for o caso.
ART.41- RESULTADO: É
de inteira responsabilidade do piloto conferir seus tempos e para
isso terá que aguardar no local da apuração o
resultado parcial de sua categoria a fim de conferir e expor
reclamações quanto ao seus tempos ou de seus concorrentes diretos
caso aja indícios de erros, se no prazo de 5 minutos após
divulgação do resultado parcial não houverem reclamações a
organização poderá entregar os troféus desta categoria, não
cabendo mais recursos por parte do piloto após a entrega dos
troféus.
ART.42- PROTESTOS:
42.1 Todos os
protestos deverão ser por escrito e deve conter
nome,categoria e numero dos pilotos envolvidos.
42.2
Protestos contra resultado parcial deverá ser
entregues ao Diretor de prova até 5 (cinco) minutos após a
divulgação do resultado parcial da sua categoria.
42.3 Protestos
contra pilotos, motocicletas e atitude anti desportiva deverá ser
entregue ao Diretor de Prova, até 10 minutos no máximo após o
horário ideal de chegada (CH6) do último competidor.
42.4 Para
protestar contra o resultado final o piloto deverá
pagar uma taxa no valor de uma inscrição da prova. Os protestos
serão avaliados pelo Júri da Prova; caso haja procedência o
valor será devolvido ao reclamante, caso contrário, reverterá a
favor do Organizador da Prova.
-Não cabem
protestos contra decisões finais do juri da prova.
-Conforme estatutos
da FEMORN e Código Disciplinar da CBM para recurso da decisão do
Júri da Prova o reclamante deverá encaminhar seu recurso a Comissão
Disciplinar da CBM no prazo de 5 (cinco) dias e acompanhado do valor
de 5 (cinco) salários mínimos pagos à CBM.
-No caso de recurso
contra decisão da Comissão Disciplinar da CBM o recurso deverá ser
encaminhado até 10 dias após sua divulgação ao Tribunal de
Justiça Desportiva TJD observando-se os tramites específicos do
TJD.
ART43: Este
Regulamento poderá sofrer alterações mediante reunião da
Diretoria da FEMORN, as alterações deverão ser justificadas e
publicadas no site FEMORN com antecedência mínima de 7 dias antes
de uma etapa.
Natal, 15 de dezembro de 2018.
COMISSÃO DE
ENDURO FIM – FEMORN Regulamento
Enduro FIM 2019, Versão 1.0
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