segunda-feira, 15 de julho de 2019

REGULAMENTO FIM 2019


CAMPEONATO NORTERIOGRANDENSE DE ENDURO F.I.M. 2019

REGULAMENTO


CAMPEONATO NORTERIOGRANDENSE DE ENDURO F.I.M. 2019

REGULAMENTO

ART.01- A FEDERAÇÃO DE MOTOCICLISMO DO RIO GRANDE DO NORTE – FEMORN, Filiada à Confederação Brasileira de Motociclismo - CBM, é a única entidade capacitada por lei a: autorizar, aprovar, coordenar, planificar  e supervisionar atividades motociclísticas no território do Rio Grande do Norte, e em conseqüência disso elabora o presente regulamento. Assim sendo este Campeonato é de propriedade da FEMORN/CBM.
01.1  – Todo e qualquer evento de competição que não tiver autorização da respectiva Federação é considerado ilegal pelas autoridades Estaduais e Federais competentes estando sujeitas as penalidades previstas em lei.

ART.02- Este regulamento foi decidido no Congresso Técnico com participação e voto de pilotos convidados. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2019 sendo válido para todo o território do estado do Rio Grande do Norte durante o decorrer do ano, a cópia original está no site www.femorn.com

ART.03-  DO CAMPEONATO:
03.1- Pontuam no Campeonato Norteriograndense de Enduro FIM somente os pilotos licenciados CBM com filiação FEMORN 2019, os demais pilotos poderão participar das etapas como convidados, não pontuando no Ranking Estadual. Será feita a reclassificação da pontuação (25,22,20,18...) entre os piloto licenciados FEMORN.
03.2- o CAMPEONATO NORTERIOGRANDENSE DE ENDURO FIM terá premiação  em troféu para Campeão, vice-campeão e 3º Lugar
03.3- O Campeonato Norteriograndense e o Circuito Potiguar de ENDURO FIM 2019, tem o calendário divulgado no site www.femorn.com e está sujeito a alteração de datas no decorrer do ano. Ao calendário poderão ser acrescidas novas etapas até o máximo de 8 (oito) como também etapas poderão ser canceladas ou não homologadas, neste caso não contaram pontos para os campeonatos.

ART.04- MOTOCICLETAS E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA DO PILOTO:  
04.1- É dever do piloto portar documento que comprove a propriedade da motocicleta.
04.2- AS MOTOS: devem ser do tipo off-road e deverão estar em condições seguras de uso (freios, suspensão, manetes, tanques de combustível, etc.). deverão possuir number plate ou farol e recomenda-se o uso de protetor de mão; OS PILOTOS DEVERÃO usar equipamentos individuais de segurança para prática do off-Road, sendo obrigatório  capacete, óculos, camisa manga longa, luvas, calça e botas apropriados para a pratica do Enduro.

ART.05- PONTUAÇÃO PARA O CAMPEONATO
Cada piloto licenciado CBM que largar e atingir o CH1 ganhara 2 (dois) pontos de participação no ranking + os pontos obtidos pela sua classificação na prova de acordo com a tabela abaixo:
Lugar
Pontos
Lugar
Pontos
Lugar
Pontos
Lugar
Pontos

25

15
11º
10
16º
5

22

14
12º
9
17º
4

20

13
13º
8
18º
3

18

12
14º
7
19º
2

16
10º
11
15º
6
20º
1

Parágrafo único: O piloto que desejar mudar de categoria durante o campeonato deverá solicitar a Federação e levará para a nova categoria metade dos pontos obtidos na categoria anterior + os pontos extras de participação (dois por etapa).

ART.06- DESCARTE:  atingindo a copa e o campeonato em 2019 o número de 5 (cinco) ou mais etapas homologadas haverá o descarte do tipo N-1, ou seja, cada piloto descartará sua  pontuação mais baixa incluindo-se o zero. Caso o número de etapas chegue a 8 (oito) utilizaremos o N-2 (descarte das duas pontuações mais baixas inclusive os zeros).

ART.07- DESEMPATE:  Será proclamado CAMPEÃO ESTADUAL o piloto que houver somado o maior número de pontos em cada categoria no respectivo ranking, descartando-se a etapa com menor pontuação (n-1) ou (n-2) se for o caso. Caso haja empate o primeiro critério de desempate será quem descartou mais pontos, o segundo será maior número de vitórias, se persistir o empate , o maior número de segundos, terceiros, assim sucessivamente.

ART.08- REGULAMENTO SUPLEMENTAR: Deverá ser divulgado na semana do evento, onde deve constar o nome do Diretor de Prova, os três membros do júri, número de voltas e quilometragem da prova, horário e local de largada e chegada do primeiro competidor, locais de abastecimento e outras informações julgadas de relevância.

ART.09- CATEGORIAS: as categorias do Campeonato Norteriograndense de Enduro FIM 2019,  são definidas por três critérios: Classificação da moto por cilindrada ou potencia, pela idade do piloto ou  pelo nível técnico de pilotagem do piloto. Os pilotos poderão escolher qualquer categoria que se encaixar conforme listadas a seguir.

Categoria
Motocicleta tipo
Cilindrada
Pilotos
E1
Importada ou Protótipos*
Até 250cc/4T  até 150cc/2T
ou protótipos
> 18 anos
E2
Importada ou Protótipos*
Acima 250cc/4T e acima 150cc/2T
ou protótipos
> 18 anos
E4
Nacionais
Até 400cc preparação tipo 2
> 18 anos conformenível técnico*
E4 B
Nacionais
Até 250cc preparação tipo 1
> 18 anos
E35
Todas
Até 550cc
>=  35 anos
E45
Todas
Até 550cc
>= 45 anos


09.1 – Protótipo é toda moto que tiver motor, suspensão ou chassi não originais, ou seja vindo de outras motocicletas, por exemplo: Motos importadas com motor nacional, motos Nacionais com motor de importada ou ainda moto nacional com suspensão importada (não original).

09.2 – Preparação tipo 1: é o trabalho feito na própria peça mecânica original com intuito de melhorar a sua performance, poderá ser feita a substituição de comando de válvulas, canos, ponteiras, guidão, elemento do filtro de ar e de peças eletrônicas como CDI, Bobinas e cabos.

09.3 – Preparação tipo 2: inclui a preparação tipo 1 e também pode ser feito a substituição do carburador e  modificação na caixa do filtro de ar.

09.4 – Nível Técnico: para definição de Nível técnico para as categorias E4 e E4b serão analisados os resultados na geral de provas oficiais de 2017 e 2018 dos campeonatos realizadas no RN,PE, CE e PB através do histórico do sistema Prisma de Apuração de enduro FIM, o piloto que em qualquer prova  com 40 ou mais pilotos inscritos no últimos 2 anos ficou classificado em até 6º no resultado geral é considerado piloto E4 como também os pilotos que foram campeão ou vice-campeão da categoria E4B ou equivalente nos estados do RN,PB,PE e CE nos anos de 2016 ou 2018.

O piloto que se inscrever na E4b e ficar entre os 5 (cinco)  melhores no resultado Geral da prova se inscreveu indevidamente, neste caso o piloto passará automaticamente para a categoria E4a com acréscimo de um minuto ao seu tempo. Esta regra se aplica apenas se o fato ocorrer na 1ª  prova que o piloto participar na E4b em 2019.

09.5 – Para este regulamento são consideradas motos tipo “nacionais” as seguintes: CRF230, TTR230, TORNADO, LANDER, XRE300,  DT200, XTZ125 e similares. Motos tipo “importadas”: CRF250/450X, KTM 250/300/450 (todas), Yamaha WR/YZ, Suzuki e Kawasaki (todas), ou ainda motos similares a estas.

ART.10- CATEGORIAS EXTRA CAMPEONATO: Como forma de incentivo e formação de novos pilotos de Enduro, o organizador poderá incluir categorias extra campeonato denominadas “X”, estas serão premiadas com MEDALHAS ou troféu de pequeno porte (menor que os do campeonato). Estas categorias largarão após a E4B do campeonato e poderão ter um trecho diferenciado (mais fácil), isto fica a critério do organizador da etapa. A formação é livre e Como sugestão para as categorias fica a nomenclatura Xnº e distribuição abaixo.
obs: Motocicletas estilo Pop e Titan não são apropriadas para a prática do Enduro FIM podendo vir a atrapalhar os pilotos do campeonato, portanto não sendo permitidas na prova a não ser que os trechos das especiais sejam totalmente diferentes para estas categorias.

ART.11- CRONOMETRAGEM:  deverá ser feita de forma eletrônica por equipamento do tipo fotocélulas, rfid, transponder ou GPS,  no caso de uso de GPS deverá ser obrigatório nas categorias do Campeonato o uso de 2 equipamentos por piloto. Além dos 2 GPS cedidos pela organização o piloto poderá utilizar seu próprio equipamento GPS ou aplicativo GPS LOGGER, desde que o equipamento seja homologado pelo sistema de apuração, e que o equipamento esteja configurado para gravar um waypoint por segundo, estes somente serão utilizados em caso de pane nos dois equipamentos oficiais


ART.12- ORDEM DE LARGADA: 
a) Será a ordem do ranking ou prova anterior para os 3 primeiros de cada categoria os demais serão classificados a critério da organização.
b) Nas especiais a largada será pela ordem de chegada no local de inicio da especial (fila), caso haja um fiscal no local, o piloto deverá obedecer ao comando do mesmo, não havendo fiscal o piloto é quem decide o momento da sua largada não devendo ultrapassar 1 minuto da largada do piloto anterior caso haja fila. Mediante acordos poderá ceder o seu lugar para um piloto atrasado.

ART.13- DEVERES DO PILOTO: É dever de todo piloto participar do Briefing e manter o mais alto espírito esportivo para com os demais concorrentes, antes, durante e após a competição e respeitar todas as disposições constantes no presente regulamento e seus adendos, bem como respeitar o Código nacional de Trânsito e as disposições do código Estadual de Desportes, podendo este ser penalizado ou desclassificado dependendo da infração.

ART.14- INSCRIÇÕES: as inscrições devem ser feitas no site da Federação, ou em local por ela determinado. O piloto deverá estar obrigatoriamente inscrito na CBM  no exercício 2019. O valor da inscrição e a quantidade de vagas serão anunciados no regulamento suplementar. A inscrição oficial acaba no sábado às 21:00h. O piloto que se inscrever no Domingo pagará uma multa de R$ 20,00 (vinte reais) e largará em uma vaga se ainda existir, caso não haja mais vagas este não participará da prova. O piloto que fizer a pré inscrição e desistir de participar deverá comunicar a organização para excluir seu nome da lista de largada.

ART.15- TERMO DE RESPONSABILIDADE: Ao assinar a ficha de inscrição, o participante declara ter lido este regulamento na integra e assume estar apto a participar de uma prova esportiva de alto rendimento, concordando plenamente  e se comprometendo a seguir o presente regulamento, inclusive se responsabilizando civil e criminalmente pelos seus atos, eximindo a CBM, a FEMORN, os organizadores, os promotores e patrocinadores da prova, de toda e qualquer espécie de responsabilidade por danos materiais ou físicos que venha  causar a terceiros e ou a si próprio, antes, durante e após o desenrolar da competição.

ART.16- CIRCUITO: O percurso deverá ser praticável em qualquer tipo de tempo, para todos os tipos de motocicletas aceitas neste regulamento. A distância total por etapa não poderá ser inferior a 70 km e não mais de 30% sobre as rodovias asfaltadas. Os testes especiais só serão válidos após a primeira volta (reconhecimento), com exceção do Cross Teste e Extreme que poderão valer na primeira volta conforme decisão da direção de prova. A prova deverá ter no mínimo 8 Km de trechos especiais por volta. A prova poderá ter cross teste 100% natural, misto ou totalmente artificial, obstáculos que se tornem perigosos serão eliminados/desviados antes ou durante a competição pela direção de prova ou pelo comissário FEMORN de modo a evitar acidentes.

ART.17- RESGATE: O resgate mecânico somente se dará após o final da competição. O piloto é obrigado a levar consigo água e alimentos energéticos para aguardar. O resgate médico será feito imediatamente após a comunicação ter chegado à direção de prova, que providenciará uma equipe para chegar ao local determinado.

ART.18- MEIO AMBIENTE: Os pilotos se comprometem a preservar o meio ambiente, circulando somente pelos locais indicados, são proibidos de deixar detritos no trecho. A sinalização será retirada após a prova.

ART.19- PREMIAÇÕES: Serão entregues troféus do 1º ao 5º lugares de cada categoria do Campeonato, troféus ou medalhas de 6º ao 10º serão opcionais para a categoria E4b. Categoria extra campeonato terá Medalhas ou troféus de pequeno porte como premiação.  NOTA IMPORTANTE: por ser tratar de esporte para desportistas amadores e na impossibilidade de fiscalizar todo o circuito com comissários, não será permitida premiação em dinheiro, sendo permitido sorteio ou distribuição de brindes entre os cinco primeiros de cada categoria ou entre todos os participantes.

ART.20- CAMPEÃO GERAL: Será o piloto mais rápido do dia, somando-se as penalizações e juntando-se todas as categorias e também participará do Ranking Geral onde sairá o Número 1 do Estado do RN.

ART.21-   A pedido do piloto (ANTECIPADAMENTE) existe a possibilidade de pilotos E4a voltarem para a E4b  ou pilotos da E4b subir para E4a, após análise da comissão.

ART.25- VISTORIA: A vistoria da moto poderá feita no parque fechado e o piloto não poderá trocar de moto após a largada sob pena de desclassificação. A vistoria dos equipamentos do piloto será na entrada do parque fechado na hora da largada, podendo o piloto ser impedido de participar caso não tenha os equipamentos de segurança mínimos necessários ou caso sua motocicleta não apresente condições mecânicas de segurança.

ART.26- PARQUE FECHADO:
1- Toda prova deverá ter uma área cercada destinada ao Parque Fechado que abrigará as motocicletas até a largada.
2- Após o horário determinado para fechamento do parque o piloto poderá entrar porém receberá uma penalização de tempo  de 1 minuto.
3- Na entrada e dentro do parque fechado as motos devem estar com o MOTOR DESLIGADO.
4- Pilotos não podem permanecer dentro do parque fechado, somente estão autorizados a entrar quando faltar 5 (cinco) minutos para sua largada ou mediante autorização do fiscal.
5- No parque fica proibido reparo ou manutenção na motocicleta, inclusive reabastecimento.
6- Empurrar a moto até o local de saída do parque fechado com o motor desligado.
6- Somente acionar o motor da moto quando completar o minuto exato de sua largada.
7- Na primeira infração das regras o piloto será advertido pelo fiscal, na segunda será penalizado com 1 minuto que será somado ao seu tempo de prova.

ART.27- BRIEFING:  é obrigatório a participação dos pilotos no Briefing (reunião) antes do inicio da prova (30 minutos), no briefing serão passadas informações importantes e de segurança sobre a prova.

ART.28- ÁREA DE LARGADA
É uma pequena área localizada na saída do Parque Fechado, os pilotos devem levar suas motos com o MOTOR DESLIGADO e aguardar com o MOTOR DESLIGADO o seu horário de largada. Caso o motor não funcione dentro do minuto da sua largada, o piloto deverá empurrar a motocicleta para uma linha de 10 metros a frente para tentar solucionar o problema podendo ter ajuda de mecânicos ou terceiros. Tumultuar a área de largada penaliza o piloto com 1 minuto.

ART.30-  MARCAÇÃO DO PERCURSO:   (veja placas no anexo)

- O percurso deverá ser marcado pelas seguintes placas
DOBRE A DIREITA – PLACA BRANCA COM SETA VERMELHA E A LETRA D
DOBRE A ESQUERDA – PLACA BRANCA COM SETA VERMELHA E A LETRA E
CAMINHO CERTO – PLACA BRANCA COM BOLA VERMELHA OU VERDE.
CAMINHO ERRADO – PLACA BRANCA COM BOLA  RISCADA POR UM X.
PERIGO – PLACA BRANCA COM UMA CAVEIRA VERMELHA
RADAR – PLACA BRANCA COM A INSCRIÇÃO “RADAR” E A VELOCIDADE DO TRECHO

- O percurso poderá ser marcado pelos seguintes BUMPS (FITA DE COR)
BUMP AZUL – SINALIZA CAMINHO CERTO NO DESLOCAMENTO
BUMP VERMELHO – SINALIZA O CAMINHO CERTO DENTRO DA ESPECIAL
PRETO OU ZEBRADO – SINALIZA CAMINHO ERRADO OU FECHA UM CAMINHO ERRADO

* outras cores de bump poderão ser usadas tendo sua finalidade específica explicada no briefing, como por exemplo diferenciar a especial ou deslocamento para uma categoria extra campeonato.

Como forma de não poluir não será usado marcação por spray devendo o piloto ignorar marcações por spray em postes, coqueiros, pedras, etc.

ART.31- CONTROLE DE HORÁRIO (CH)
- O piloto é o único responsável pela observação dos seus horários (etiqueta) e deverá ter seu próprio relógio digital sincronizado (inclusive os segundos) com o relógio oficial da organização da prova para saber a hora certa de passagem pelos CHs.
- Os locais dos CHs serão indicados por uma placa com inscrição CH e o numero dele.
- A prova poderá ter um ou dois CHs por volta que serve para dar ordem a prova, a largada de cada CH é automática e o piloto deve observar as placas de CH e comparar o relógio e etiqueta de tempos, ultrapassando o local somente dentro do minuto estipulado, devendo o piloto atingir o waypoint  entre os segundos 00 e o segundo 59 do minuto especificado na etiqueta.
- O piloto deverá ultrapassar o local da placa na hora ideal de sua passagem pelo CH e seguir sem parar no sentido da trilha no mínimo 50 metros adiante da placa para garantir a passagem pelo waypoint.
- O ultimo CH anotado na etiqueta sinaliza o fim da prova e somente neste último CH o piloto poderá passar adiantado que não sofrerá penalização, devendo após passar no último CH devolver imediatamente à organização os equipamentos GPS para a apuração do resultado.
- Em caso de força maior o Diretor de Prova poderá mudar os horários previstos de cada CH avisando os pilotos no desenrolar da prova ou ainda cancelar um ou mais CHs.

ART.32- PONTUAÇÃO NOS CHS: O piloto será penalizado com 1 minuto toda vez que se atrasar ou largar adiantado nos CHs.  Perder um  CH em uma volta  penaliza o piloto com 30 minutos.

ART.33- TESTES ESPECIAIS: (TRECHO CRONOMETRADO)
- Durante a prova haverá testes especiais que poderão ser em linha (PEL) conhecido como ET (Enduro Teste), em circuito (PEC) também conhecido como  (CT – Cross Teste) ou ainda pode ser do tipo  (XT – Extreme Teste) com obstáculos artificiais tipo trial.
- No inicio e no final dos testes especiais haverá uma placa indicando o local de largada e de chegada.
- Todos os Enduro testes serão de reconhecimento na primeira volta.
- Os testes especiais (Cross Teste) e o XT (Extreme Teste) de acordo com a decisão do Diretor de Prova e divulgado no briefing poderão valer para o resultado desde a primeira volta,  o piloto não pode entrar e treinar com moto no cross teste ou extreme antes do inicio da prova, o reconhecimento por dentro do percurso pode ser feito à pé.
- O tamanho mínimo dos testes especiais são: CT com 600 metros, Extreme teste com 400 metros, ou 500 metros se for misto. Cada  ET deverá ter no mínimo 1,2 KM.
-Os testes não devem ser em lugares extremamente perigosos (ex:próximo a abismos), e devem ser selecionados para que a velocidade média da especial não ultrapasse os 55 km/h (a média será calculada somando a velocidade média da especial dos 5 primeiros lugares de cada categoria e dividindo-se por 6).
- Ao final da prova serão somados todos os tempos das especiais, o campeão da categoria será aquele que obtiver o menor tempo no somatório das especiais válidas acrescentando-se as penalizações de tempo cometidas pelo piloto caso existam.

ART. 34- CANCELAMENTO DE CH: um CH será cancelado se 50% dos pilotos não conseguirem cumprir os horários.

ART.35- CANCELAMENTO DE TESTE ESPECIAL: um teste especial somente poderá ser cancelado após reunião do júri de prova.

ART.36- FORFET: O piloto que não completar uma especial será atribuído a ele o tempo máximo desta especial não completada, que será definido pela direção de prova.

ART.37- PENALIZAÇÕES: o piloto sofrerá uma penalização em minutos por cada infração a seguir. As penalizações serão impostas pela observação dos comissários desportivos da FEMORN, pelo júri de prova, pelo Diretor de prova, pelos agentes das autoridades do Trânsito ou pela observação do track (caminho) obtido pelo GPS utilizado pelo piloto.  

37.1 Penalização de 1 minuto 
  • Por se atrasar ou adiantar-se nos CHs. 
  • Por colocar a moto atrasado dentro do parque fechado. 
  • Por cada infração leve ou média do código nacional de trânsito. 
  • Por encurtar caminho passando a mais de 15 metros fora de um waypoint ou sinalização definido. 
  • Por ultrapassar a velocidade estipulada dentro de uma zona de radar 

37.2 Penalização de 5 minutos


Por cortar caminho encurtando o deslocamento.
Por cortar caminho dentro da especial ao passar a mais de 50 metros fora do roteiro definido.
Por treinar em algum teste especial na véspera da prova.

37.3 Penalização de 30 minutos
  •  Por não passar em um CH 
  •  Por se atrasar mais de 30 minutos em um CH
  •  Por cada infração gravíssima do Código Nacional de Transito. 

37.4 Penalização de RADAR
Nos deslocamento em ÁREA URBANA E POVOADOS o piloto deverá trafegar em BAIXA VELOCIDADE, respeitando os limites impostos, podendo ser penalizado pela organização da prova caso exceda o limite de velocidade do local, a organização poderá estipular uma penalização para os infratores que será divulgada no briefing.

ART.38- Cronometragem: No caso do uso de fotocélulas ou outro sistema de cronometragem, a cada volta o piloto é obrigado a seguir as instruções passadas no briefing da prova.

ART.39- DESCLASSIFICAÇÃO: são motivos para desclassificação pelo júri de prova, devendo haver reclamação por escrito de um concorrente ou de um comissário desportivo, respeitando-se o direito de defesa do competidor:
1.      Retirar ou danificar propositalmente sinalização da prova, Placas e Bumps (Desclassificação da prova e suspensão de provas oficiais CBM por um ano).
2.      Obstruir propositalmente a trilha dentro de um teste especial.
3.      Desrespeitar ordem de não ingerir bebida alcoólica durante o evento.
4.      Transitar em alta velocidade nas cidades ou povoados.
5.      Não respeitar a propriedade alheia (sítios, fazendas, etc)
6.      Colocar a vida de crianças, pedestres ou ciclistas em risco.
7.      Nos testes especiais pilotar propositalmente em sentido contrário.
8.      Empinar a moto em vias públicas, comprovado por autoridades competentes.
9.      Atitudes anti-desportivas contra concorrentes (após julgamento).
10.    Desrespeitar autoridade da prova (Diretor, Comissários, Membros do Júri).
11.    Participar com motocicleta com pedido de busca e apreensão ou denúncia de roubo
12.    Não devolver o GPS imediatamente após o final da prova.

ART.40- BONIFICAÇÕES: O piloto que parar dentro de um teste especial para socorrer concorrente vitima de acidente grave, após checado e comprovado as informações do acidente pelo júri de prova,  será atribuído a ele nesta especial a bonificação de tempo referente aos segundos que permaneceu parado no local (comprovado pelo GPS) ou será repetido o mesmo tempo obtido nesta mesma especial na volta anterior ou posterior quando for o caso.

ART.41- RESULTADO:  É de inteira responsabilidade do piloto conferir seus tempos e para isso  terá que aguardar no local da apuração o resultado parcial de sua categoria  a fim de conferir e expor reclamações quanto ao seus tempos ou de seus concorrentes diretos caso aja indícios de erros,  se no prazo de 5 minutos após divulgação do resultado parcial não houverem reclamações a organização poderá entregar os troféus desta categoria, não cabendo mais recursos por parte do piloto após a entrega dos troféus.  

ART.42- PROTESTOS:
42.1 Todos os protestos deverão ser por escrito e deve conter nome,categoria e numero dos pilotos envolvidos.
42.2  Protestos contra resultado parcial deverá ser entregues ao Diretor de prova até 5 (cinco) minutos após a divulgação do resultado parcial da sua categoria.
42.3 Protestos contra pilotos, motocicletas e atitude anti desportiva deverá ser entregue ao Diretor de Prova, até 10 minutos no máximo após o horário ideal de chegada (CH6) do último competidor.
42.4 Para protestar contra o resultado final o piloto deverá pagar uma taxa no valor de uma inscrição da prova. Os protestos serão avaliados pelo Júri da Prova; caso haja procedência o valor será devolvido ao reclamante, caso contrário, reverterá a favor do Organizador da Prova.
-Não cabem protestos contra decisões finais do juri da prova.
-Conforme estatutos da FEMORN e Código Disciplinar da CBM para recurso da decisão do Júri da Prova o reclamante deverá encaminhar seu recurso a Comissão Disciplinar da CBM no prazo de 5 (cinco) dias e acompanhado do valor de 5 (cinco) salários mínimos pagos à CBM.
-No caso de recurso contra decisão da Comissão Disciplinar da CBM o recurso deverá ser encaminhado até 10 dias após sua divulgação ao Tribunal de Justiça Desportiva TJD observando-se os tramites específicos do TJD.

ART43: Este Regulamento poderá sofrer alterações mediante reunião da Diretoria da FEMORN, as alterações deverão ser justificadas e publicadas no site FEMORN com antecedência mínima de 7 dias antes de uma etapa.

Natal, 15 de dezembro de 2018.

COMISSÃO DE ENDURO FIM – FEMORN                                 Regulamento Enduro FIM 2019, Versão 1.0



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