ENDURO DE REGULARIDADE
A palavra ENDURO vem do vocabulário francês e significa resistência.
Foi criado como uma forma de competição dentro da modalidade "trail", e, é praticado em trilhas (caminho, picada). Estas trilhas podem ser constituídas de estradas abandonadas ou secundárias, estradas pavimentadas ou não.
Sendo assim, uma competição de enduro de regularidade, associa geralmente as habilidades do piloto e a resistência da moto, ao longo das irregularidades de uma trilha, seguindo as orientações básicas descritas em uma planilha , mapa indicando o caminho e a média de velocidade em cada trecho da competição, confeccionada pela organização da prova. Não se engane, em muitos trechos tem que acelerar pra valer para permanecer na média.
Vence a prova aquele que obtiver maior regularidade nos diversos trechos do percurso, que não pode estar adiantando e nem atrasado durante a prova. Durante o percurso da prova existem os Postos de Controle (PC’s) secretos que registram a passagem e o horário dos pilotos.
As provas normalmente duram algumas horas, mas podem ter longos trajetos, com duração de vários dias, passando por diversas Cidades e Estados.
Desta forma, máquina e piloto têm que estar sempre bem preparados, em sintonia para enfrentar as dificuldades do percurso.
Para cada segundo de atraso ou adiantamento em relação ao tempo ideal corresponde 1 ponto perdido. São tolerados 5 segundos de atraso sem perder pontos com PC. Esta tolerância depende do regulamento da prova. No caso do piloto passar adiantamento essa tolerância não é permitida. O piloto que perder menos pontos, é considerado o vencedor da competição.
O Enduro de Regularidade é praticado exclusivamente no Brasil. Em outros países se pratica o Enduro F.I.M., que é uma modalidade onde todo o trecho é bandeirado e não é necessária a planilha. O Enduro FIM mistura trechos de velocidade cronometrados com trechos de regularidade e deslocamentos.
ROAD BOOK ELÉTRICO - EQUIPAMENTO PARA COLOCAR A PLANILHA
TOTEM - EQUIPAMENTO DE NAVEGAÇÃO (HODOMETRO+RELÓGIO+COMPUTADOR)
ROAD BOOK CASEIRO - MANUAL
VERSÃO COMPLETA DO TOTEM
TOTEM COLOSSO - INFORMA TAMBÉM A DIREÇÃO DIREITA/ESQUERDA
EXPLICANDO A PLANILHA
UMA PLANILHA CONTEM TODAS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O PILOTO FAZER TODO O PERCURSO DA PROVA SOZINHO, MESMO SEM CONHECER A REGIÃO, SENDO UMA ESPÉCIE DE MAPA DO TESOURO, O PILOTO TEM QUE CUMPRIR REFERENCIA POR REFERENCIA PARA PODER "ACHAR" TODOS OS PCS (PONTOS DE CONTROLE) DA PROVA.
NELA ENCONTRAMOS O KM QUE É A REFERENCIA DE DISTÂNCIA, O CÓDIGO TULIPA QUE É A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO LOCAL ONDE VC DEVE SE ENCONTRAR, A MÉDIA DE VELOCIDADE QUE VC DEVE MANTER NO TRECHO E A HORA, MINUTO E SEGUNDO QUE VC DEVE ESTAR NAQUELE LOCAL.
NO CÓDIGO TULIPA A BOLINHA É VC E A SETA PARA ONDE VC DEVE SEGUIR, A BOLINHA SEMPRE VAI ESTAR EM BAIXO, REPRESENTANDO O LOCAL ONDE O ORGANIZADOR ESTAVA QUANDO DESENHOU A REFERENCIA, TODOS OS DETALHES DO LOCAL SÃO DESENHADOS, CERCA, PORTEIRA, ARVORES, CASAS, EROSÃO, IGREJA, POSTES, MATA BURRO, ETC. SE FOR NECESSÁRIO O ORGANIZADOR COLOCARÁ INFORMAÇÕES EM FORMA DE TEXTO.
Exemplificação do formato da planilha:
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MA é média de velocidade da Categoria A |
MB é média de velocidade da Categoria B
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ACL A é o tempo total (acumulado) de prova da cat. A
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ACL B é o tempo total (acumulado) de prova da cat. B
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O T na coluna Km indica o número do trecho
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A letra D colocada no campo de MA/MB indica um trecho de deslocamento.
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FAZ DE CONTA QUE SOMOS DA CATEGORIA NOVATOS, VAMOS COMEÇAR A NAVEGAR, ZERE SEU ODOMETRO E ZERE SEU CRONOMETRO NA HORA EXATA DE SUA LARGADA. A PARTIR DE AGORA VOCÊ OBSERVA O ODOMETRO DA MOTO E COMPARA COM A COLUNA 1, O LOCAL ONDE ANDA COMPARA COM A COLUNA 2 E O SEU RELOGIO COMPARA COM A COLUNA 3, TENTE O BINÔMIO DISTANCIA x TEMPO SEMPRE IGUAL AO DA PLANILHA. BOA SORTE!
Início do Trecho 1 – Trecho de deslocamento que começa, em uma referência com
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saída a direita, siga
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indica 3 minutos, portanto, esse é um deslocamento de três minutos, ou seja, têm se
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três minuto para se percorrer o trecho que vai da ref. 0,0 até a ref. 0,3 (início do trecho2)
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Esta referência não tem tempo pois faz parte de um trecho de deslocamento (não
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interessa seu tempo na posição). Significa que quando o odômetro marcar 0,12 (CENTO E VINTE METROS APÓS A ZERADA)
você |
deverá
estar em um trevo estilo “ T com calcinha”, siga pela direita.
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Início do trecho 2, nossa média agora é
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Com 0,47 passe reto pela porteira...
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Com 0,8 passe reto ao lado da lagoa
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Perigo sinalizado por uma bolinha preta (pode ser uma caveirinha ou exclamação também).
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àrvore caída em 1.13. Passe por cima do tronco.
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Em 1,23 saia da trilha (linha torta) e pegue a estrada de terra (linha reta mais grossa)
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em sentido para direita.
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Atenção !!! (representado pelo triângulo), em 1,34 saia da estrada e entre na trilha a
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direita.
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Em 1,4 sai da trilha principal (linha mais grossa) e entre na trilha secundária (linha mais |
fina) à direita
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Em 1,5 acaba o calçamento que você estava, continue reto
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Em
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Em 3,05 vire a direita no cruzamento logo após o campo de futebol.
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Cuidado Duplo Perigo !!! Em 3,15 você irá passar ao lado de uma erosão perigosa. Vá
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com cautela, perceba que o trecho mudou e que agora a média é
MÉDIAS BAIXAS INDICAM LOCAL PERIGOSO OU DÍFICIL DE TRANSPOR.
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Em 3,26, siga reto ao passar uma igreja a sua direita
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Em 3,42, siga reto passando por dentro do túnel.
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Em 3,67, siga reto passando com um cruzeiro a sua esquerda
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Em 3,99, na bifurcação em Y, pegue a direita
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Passando por uma curva grande e aberta, em 4,36, pegue a esquerda em uma trilha
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próxima a um poste que estará a sua direita
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Em 4,82 você deve seguir reto e terá uma casa a sua direita
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Em 4,99, quando chegar ao cruzamento, zere seu odômetro e siga reto
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Em 0,50, ao lado do posto de gasolina, se inicia o trecho 4, a média muda para 27
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Km/h. Siga reto.
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Atenção ao trajeto (triângulo), em 0,66, antes de passar a árvore, entre na trilha à direita
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Em 0,84, vire a esquerda antes de chegar na porteira... Aí inicia-se o trecho 5 que
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começa com um neutro de 30 minutos. Note que nossa categoria inicia com 17:23 e sai
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com 47:23. Quando seu cronômetro indicar 47:23, você deverá partir, atentando-se que
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a média a ser seguida é 27 Km/h. Neutros são paradas técnicas para descanso,
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alimentação, reparos e etc. Normalmente, toda prova tem um neutro com grande
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período, mais ou menos, na metade do percurso, alem de pequenos neutro para o piloto recuperar possíveis atrasos e voltar a regularidade, senão a prova vira de velocidade..
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Com 0,90 você passará reto sobre uma ponte.
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Em 1,33, ao passar por um mata burro longitudinal (MBL), haverá mudança de trecho e
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a média passa a ser 39 Km/h. Apesar de não ter aviso de perigo, esse tipo de mata
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burro representa perigo ao piloto. É aconselhável que onde a organização não indicou
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Se prepara para acelerar, com certeza na bifurcação de 1.07 haverá uma trilha subindo
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Em 2,64, vá reto pela cerca de arame ??? Com certeza deve ter um colchete
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(tronqueira) ou buraco neste ponto da cerca.
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Início do trecho 7 na referência 2,92. A média vai subir para
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ao seu lado esquerdo tiver um canto. Siga reto.
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Em 3.03, atravesse o riacho.
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Em 3,16, atravesse um riachinho.
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Em 3,45, você encontrará um tronco caído, passe por cima...
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Em 3,55, outro tronco, dessa vez você passará por baixo...
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Em 3,65, uma vala, passe por ela !!!
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Em 3.87, siga reto atravessando a linha férrea.
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Em 4,28, no cruzamento, pegue a diagonal na esquerda. Início do trecho 8, média de 27
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Basicamente, é isso a prova inteira... vire a direita, vire a esquerda, suba, desça, cuidado e etc...
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Tentamos mostrar as referências mais comuns, porém não existe um padrão exato, o importante é
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INTERPRETAR a tulipa (desenho). Olhe a sua volta e compare com o desenho, procure por postes, árvores, porteiras,
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colchetes, cupins, cruzamentos e etc.
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Detalhe, quando o trajeto passa por lugares muito “limpos” (sem muitas referências claras) e sem trilha bem
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definida (ex.: pasto), a organização normalmente colocas BUMPS (aquelas fitas zebradas preto e amarelas) pelo
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caminho correto para ajudar na orientação. Normalmente, está escrito na planilha quando você deve seguir os
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bumps. Encontrar um bump no caminho lhe dá a certeza de estar no rumo certo. Se você ver um bump e não
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estiver escrito na planilha, está tudo OK. Considere esse Bump um “presente” da organização para facilitar a sua
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Dicas de navegação (Enduro de regularidade) – R2 e TOTEM
Dicas básicas para roteirar ou navegar com R2 estendido e navegador TOTEM COLOSSO g2.
Primeiro vamos aprender a ler o visor dos aparelhos:
1 - Tempo de atrasado ou adiantado (no caso do Totem quando aparece um sinal de (-) negativo na frente do numero significa que você está adiantado, no caso do exemplo você estaria 07 segundos adiantado, e quando aparece o sinal de (+) você estaria no caso 07 segundos atrasado. Nos enduros ha tolerância de 02 ou 03 segundos para a contagem de pontos, ou seja, se você passar com 02:00 ''segundos'' atrasado o PC ira considerar que você passou ZERADO. (no seu tempo certo de prova)
2 - HODÔMETRO - Indica a quilometragem percorrida, de 10 em 10 metros, se no caso estivesse 0,01 você teria percorrido 10 metros.... 0,02 20 metros e assim por diante. Essa quilometragem não é fixa, ela pode ZERAR em alguns trechos. Suponhamos que você esta navegando e o hodômetro marca 9,45 e a próxima referencia é 0,00. De acordo com a programação da planilha no Totem ele zera automaticamente.
3 - TRECHO - O Visor ali indica assim: V001 - V= Trecho 001= Trecho 01... Trecho é todo ponto de mudança de média, na planilha indica os trechos, onde você pode notar q muda de velocidade.
4 - VELOCIDADE INSTANTANEA - Eu particularmente programo assim, você pode optar por marcar a velocidade do trecho.
Vamos agora ao visor do Road Book, ou seja, da planilha em si:
5 - HODOMETRO (idem do Totem) - Então, você esta pilotando e observando a planilha, a referencia ali indicada na foto 0,00 seria a largada, notem que a próxima referencia (abaixo) indica 0,10, então quando o seu TOTEM marcar 0,10 no hodômetro você deverá entrar à direita, pode ser interpretada com um trevo essa referencia. E assim por diante, você olha na planilha o Hodômetro, vê qual a referencia (desenho) e confere com o Totem, quando bater você segue a flechinha.
6 - REFERENCIA - (desenho, sinal, etc...) Serve de orientação, é fundamental a sua interpretação, pois tudo depende dela... você bate o olho na referencia, vê o hodômetro na planilha e fica espiando no totem. Digamos: no Hodômetro 0,46 indica que virá uma rua a esquerda, mas você devera ir reto.
LEMBRE-SE: Você é a BOLINHA e deverá ir onde a FLECHA indica.
7 - VELOCIDADE DO TRECHO E TEMPO DE PROVA - Não da de ver muito bem na foto, mas os 02 primeiros números indicam a velocidade que você deverá andar naquele trecho para conseguir se manter regular e os números seguintes são o tempo de prova. Você deverá percorrer na velocidade indicada e no tempo indicado (o TOTEM faz essa conta para você, basta somente observar o ITEM 01)
2 - HODÔMETRO - Indica a quilometragem percorrida, de 10 em 10 metros, se no caso estivesse 0,01 você teria percorrido 10 metros.... 0,02 20 metros e assim por diante. Essa quilometragem não é fixa, ela pode ZERAR em alguns trechos. Suponhamos que você esta navegando e o hodômetro marca 9,45 e a próxima referencia é 0,00. De acordo com a programação da planilha no Totem ele zera automaticamente.
3 - TRECHO - O Visor ali indica assim: V001 - V= Trecho 001= Trecho 01... Trecho é todo ponto de mudança de média, na planilha indica os trechos, onde você pode notar q muda de velocidade.
4 - VELOCIDADE INSTANTANEA - Eu particularmente programo assim, você pode optar por marcar a velocidade do trecho.
Vamos agora ao visor do Road Book, ou seja, da planilha em si:
5 - HODOMETRO (idem do Totem) - Então, você esta pilotando e observando a planilha, a referencia ali indicada na foto 0,00 seria a largada, notem que a próxima referencia (abaixo) indica 0,10, então quando o seu TOTEM marcar 0,10 no hodômetro você deverá entrar à direita, pode ser interpretada com um trevo essa referencia. E assim por diante, você olha na planilha o Hodômetro, vê qual a referencia (desenho) e confere com o Totem, quando bater você segue a flechinha.
6 - REFERENCIA - (desenho, sinal, etc...) Serve de orientação, é fundamental a sua interpretação, pois tudo depende dela... você bate o olho na referencia, vê o hodômetro na planilha e fica espiando no totem. Digamos: no Hodômetro 0,46 indica que virá uma rua a esquerda, mas você devera ir reto.
LEMBRE-SE: Você é a BOLINHA e deverá ir onde a FLECHA indica.
7 - VELOCIDADE DO TRECHO E TEMPO DE PROVA - Não da de ver muito bem na foto, mas os 02 primeiros números indicam a velocidade que você deverá andar naquele trecho para conseguir se manter regular e os números seguintes são o tempo de prova. Você deverá percorrer na velocidade indicada e no tempo indicado (o TOTEM faz essa conta para você, basta somente observar o ITEM 01)
Vamos usar um exemplo utilizando essa foto abaixo:
Notem que o Hodômetro do TOTEM marca 0,10 e na PLANILHA indica que no 0,10 você deverá entrar a direita... e notem também o tempo ATRASADO OU ADIANTADO, que nesse caso, está atrasado 0:39 segundos, então trate de acelerar até o tempo de atrasado ou adiantado marcar 0:00, entendeu o porque de Enduro de Regularidade?? Devemos andar REGULAR, na velocidade indicada, no tempo indicado, e seguindo a planilha com as referencias indicadas.
Agora junte tudo isso com trilhas, erosões, lama, pedras, concentração na pilotagem... talvez por isso o nome: ENDURO, porque não é MOLE não.
Bom galera...
A principio, uma explicação bem básica é isso...
Agora junte tudo isso com trilhas, erosões, lama, pedras, concentração na pilotagem... talvez por isso o nome: ENDURO, porque não é MOLE não.
Bom galera...
A principio, uma explicação bem básica é isso...
Peruch - Equipe Trilheiros do Carvão
Enduro de Regularidade - CAT. SENIOR
Enduro de Regularidade - CAT. SENIOR
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