CAMPEONATO NORTERIOGRANDENSE
DE RALLY BAJA 2014
REGULAMENTO
ART.01- A FEDERAÇÃO DE MOTOCICLISMO DO RIO GRANDE DO
NORTE - FEMORN, é a única
entidade capacitada por lei a: autorizar, aprovar, coordenar, planificar e
supervisionar atividades motociclísticas no território do Rio Grande do norte, e
em conseqüência disso elabora o presente regulamento. Assim sendo este Campeonato
é de propriedade da FEMORN.
ART.02-
Este regulamento entra em vigor a partir
de 1º de janeiro de 2014 sendo válido para todo o território do estado do Rio
Grande do Norte durante o ano de 2014, a cópia original está no site WWW.femorn.com
ART.03- REGULAMENTO DO CAMPEONATO:
1- Para participar do Campeonato Estadual o piloto
deverá estar filiado a CBM no ano de 2014.
2- As motos deverão ser específicas de Enduro ou
Motocross e deverão estar em condições seguras de uso (freios, suspensão,
manetes, paralamas, tanques de combustível, etc.).
3- De acordo com a CBM e o Código Brasileiro de Trânsito fica proibida a
participação de menores de idade nas provas do Campeonato realizadas em
circuito aberto.
4- O Diretor de Prova (licenciado pela
FEMORN) está encarregado da aplicação do regulamento durante o decorrer da
prova, e poderá consultar o Júri, constituído por Comissários Esportivos caso haja necessidade. Toda reclamação sobre
a aplicação deste regulamento particular, adendos e demais atos da direção de
prova e seus representantes, devem ser encaminhada por escrito ao júri da prova
através do diretor de prova.
ART.04- EQUIPAMENTOS
DE SEGURANÇA: Os pilotos deverão usar equipamentos individuais de segurança
para prática do Off-Road, sendo obrigatório no mínimo: capacete de cross aprovado
pelo IMMETRO, óculos, camisa longa, colete,
luvas, calça e Botas. Sendo ALTAMENTE
RECOMENDADO o uso de Joelheiras,
cotoveleiras e cinta abdominal e protetor de pescoço.
ART.05-
PONTUAÇÃO PARA O CAMPEONATO
O piloto que participar de todas as etapas ganhará no
ranking um ponto por etapa no final do campeonato, os pontos obtidos de acordo com sua classificação
na prova de acordo com a tabela abaixo:
Lugar
|
Pontos
|
Lugar
|
Pontos
|
Lugar
|
Pontos
|
Lugar
|
Pontos
|
1º
|
25
|
6º
|
15
|
11º
|
10
|
16º
|
5
|
2º
|
22
|
7º
|
14
|
12º
|
9
|
17º
|
4
|
3º
|
20
|
8º
|
13
|
13º
|
8
|
18º
|
3
|
4º
|
18
|
9º
|
12
|
14º
|
7
|
19º
|
2
|
5º
|
16
|
10º
|
11
|
15º
|
6
|
20º
|
1
|
Parágrafo único: O piloto que mudar de categoria durante o campeonato leva consigo metade dos pontos obtidos na categoria anterior.
ART.06- ETAPAS: Cada
dia de competição refere-se a uma etapa, assim o Campeonato 2014 será composto
por 5 etapas conforme o calendário
divulgado no site da Federação, caso alguma etapa não venha a acontecer ou se
não for homologada não constará no ranking.
ART.07- DESCARTE E DESEMPATE:
Ao final do campeonato, será proclamado CAMPEÃO ESTADUAL, o piloto que houver
somado o maior número de pontos em cada categoria, descartando-se o pior
resultado (n-1), caso haja empate o primeiro critério de desempate será o maior
descarte, o segundo será maior número de vitórias, se persistir o empate , o maior
número de segundos, terceiros e outras posições subseqüentes.
ART.08- REGULAMENTO
SUPLEMENTAR: Deverá ser divulgado na
semana do evento, onde deverá constar o nome do Diretor de Prova, membros do
júri, número de voltas e quilometragem de cada dia, horário e local de largada
e chegada do primeiro competidor, locais de abastecimento e outras informações
julgadas de relevância.
ART.10- CATEGORIAS: O Campeonato Estadual de Rally Baja será disputado
em 7 categorias são elas:
10.1 Categoria Super Production – SPD
Motos: a partir de 250cc até 700cc (2 ou 4 tempos)
Motos de Cross 450cc 4t e 250 a 360cc 2T
Protótipos e motos Nacionais acima de 400cc.
Preparação: Livre para motor, carburação e suspensão, inclusive pode ter
motor reserva que poderá ser substituído durante a prova.
10.2 Categoria Marathon - MAR
Motos: ENDURO 300 a 650cc (DR400/ CRF 450X/WR450)
Dois tempos até 250cc, Nacionais até 660cc.
Preparação: Livre para suspensão, carburação, etc.
Motor original da motocicleta ou de inferior cilindrada.
Manutenção: apenas a embreagem poderá ser substituída durante uma etapa.
Pilotos aceitos nesta categoria: de 18 a 39 anos (classe Junior) e a partir de 40
anos (Todos)
10.3 Production 250
Motos: IMPORTADAS ATÉ 250cc 4T, Dois tempos até 220cc, motos importada com motor nacional até 300cc/
moto nacional até 300cc com suspensão de importada.
Preparação: Livre para suspensão, carburação, etc.
10.4 Brasil Super – BRS
Motos: a partir de 200cc até 440cc (2 ou 4 tempos / Fabricadas no
Brasil) Preparação: Livre para motor, carburação e suspensão, inclusive pode
ter motor reserva que poderá ser substituído durante a prova.
10.5 Brasil Turismo – TUR
Motos: a partir de 125cc até 300cc (4 tempos / Fabricadas no Brasil)
Preparação: Motor, carburação e suspensão original (livre preparação).
Obs: Não serão aceitas inscrições de pilotos campeões de qualquer
modalidade off Road nesta categoria (exceto enduro de regularidade).
10.5 Quadriciclos Super Production- QSP
Quadriciclos com motorização até 1300 cc com preparação livre com tração
4x2 ou 4x4.
Preparação: Livre para motor, carburação e suspensão, inclusive pode ter
motor reserva que poderá ser substituído durante a prova.
10.6 Quadriciclos Marathon- Turismo
Quadriciclos com motorização até 700cc com preparação livre com tração
4x2 ou 4x4.
Preparação: Motor e carburação original, suspensão livre.
10.7 UTV
Categoria única, veículos conforme lista CBM.
ART.11- CARTEIRA
REGIONAL: Como forma de incentivo aos iniciantes, nas categorias Turismo
poderá participar pilotos com a carteira Regional da Femorn, podendo participar
de todo o campeonato.
ART.12- CRONOMETRAGEM:
Será feita por equipamento Fotocélula na chegada, a largada será no minuto
fechado. Dependendo da prova se utilizará GPS para verificar corte de caminho.
ART.13- ORDEM DE
LARGADA: Na ausência de prólogo os três primeiros pilotos a largar em cada
categoria obedecem o Ranking estadual, os demais serão classificados pelo nível
técnico, pilotos que se inscreverem por ultimo largarão no fim de sua
categoria. O intervalo será de 1 minuto entre pilotos, outro valor poderá ser
usado para os quadriciclos. Em etapas de dois dias a ordem de largada no
domingo será a classificação do primeiro dia.
ART.14-
DEVERES DO PILOTO: É dever
de todos os pilotos participar do Briefing e manter o mais alto espírito
esportivo para os demais concorrentes, antes, durante e após a competição e
respeitar todas as disposições constantes no presente regulamento e seus
adendos, bem como o Código nacional de Trânsito e as disposições do código Estadual
de Desportes. Podendo este ser penalizado ou desclassificado dependendo da
infração.
ART.15-
INSCRIÇÕES: as inscrições devem ser
feitas no site da Federação, ou em local por ela determinado. O piloto deverá estar obrigatoriamente
inscrito na CBM / FEMORN no exercício do
corrente ano. O valor da inscrição e a
quantidade de vagas serão anunciados no regulamento suplementar. O piloto que perder
o prazo de inscrição largará nas vagas se ainda existirem, caso não haja mais
vagas este não participará da prova.
ART.16- RESPONSABILIDADE:
Ao assinarem a ficha de inscrição, os
pilotos se comprometem a seguir o regulamento e se responsabilizam Civil e
Criminalmente pelos seus atos, eximindo a CBM , a FEMORN, os organizadores, os promotores e patrocinadores da prova,
de toda e qualquer espécie de responsabilidade por danos que venha a causar a
terceiros e ou a si próprio, antes, durante e após o desenrolar da competição. caso
haja GPS na prova se comprometem a devolver os equipamentos em perfeitas
condições de uso ou indenizar a organização com o valor dos equipamentos
acrescidos de nota fiscal e frete.
ART.17- CIRCUITO: O
percurso deverá ser praticável em qualquer tipo de tempo, para todos os tipos
de motocicletas aceitas neste regulamento. A
distância total por etapa não poderá ser inferior a 75 km e superior a 500 km , a prova poderá ser em
linha ou em circuito nesse último caso poderão haver até 3 voltas, os testes especiais serão válidos em todas as
voltas. Poderá existir um Cross teste valendo ou não para o resultado
acumulado. O tempo total para um dia de
competição não poderá exceder sete horas e trinta minutos.
ART.18- MEIO
AMBIENTE: Os pilotos se comprometem
a preservar o meio ambiente não poluindo as trilhas, os organizadores serão
obrigados a retirar todo o material de sinalização na semana após o evento.
ART.19- PREMIAÇÕES: Serão entregues troféus do 1º ao 5º
lugares de cada categoria.
NOTA IMPORTANTE: Não será permitida
premiação em dinheiro, premiação em forma de objetos será permitido apenas em
forma de sorteio entre todos os participantes da prova.
ART.20- CAMPEÃO
GERAL: Será
o piloto mais rápido do dia, somando-se as penalizações e juntando-se todas as
categorias (separando motos de quadriciclos).
ART.21-CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE EXPERIÊNCIA
DO PILOTO
Uma comissão técnica da FEMORN classificará os
pilotos que marcaram pontos no ranking 2014 distribuindo-os em cada nova
categoria. Para o caso dos pilotos não conhecidos da comissão técnica, será
consultado na internet e com outras Federações sobre o nível técnico daquele
piloto, se mesmo assim não pudermos definir a categoria a que pertence o
piloto, o mesmo poderá se inscrever na categoria que lhes convier, porém se no
desenrolar da prova o piloto inscrito em uma categoria mais baixa, obtiver os
tempos nas especiais entre os 02 primeiros da categoria principal, o mesmo poderá
ser a critério da comissão julgadora, penalizado com 1 minuto e TRANSFERIDO
para a categoria principal.
ART.22- REPAROS E MANUTENÇÕES:
1-Fica proibido o apoio mecânico por não competidores
dentro dos testes especiais.
2-Os reparos deverão ser feitos fora da trilha dos
testes especiais.
ART.25- VISTORIA: A vistoria das motos e quadriciclos serão feitas no decorrer da
prova, o piloto não poderá trocar de veículo
(chassi) no mesmo dia. podendo fazer a troca de suspensão, motor, peças, etc.
IMPORTANTE: Não haverá controle de ruídos
no Campeonato de 2014, porém as motos não poderão largar sem o escapamento.
ART.26- PARQUE
FECHADO:
1- Toda prova poderá ter uma área cercada destinada
ao Parque Fechado.
2- Na existencia do Parque o Piloto é obrigado a
deixar sua moto ou quadriciclo dentro do parque, quando determinar a
organização.
3-No parque fica proibido sem autorização da
organização, qualquer reparo ou manutenção na motocicleta, inclusive
reabastecimento.
4- O parque fechado inicia 1
hora e 30 minutos e fecha 30 minutos antes do horário da largada do primeiro
piloto.
ART.27- BRIEFING: reunião OBRIGATÓRIA com todos os
pilotos onde se passará informações importantíssimas sobre a prova, começa 30
minutos antes do horário de largada do 1º piloto e é obrigatório para todos os
pilotos.
ART.28- LARGADA:
o piloto se deslocará até o início
do Cross Teste ou Especial, lá entregará seu cartão para anotações do Horário
de largada pelo Fiscal.
ART.29- PERCURSO
/ MARCAÇÃO:
- O percurso deverá ser marcado por placas com setas
indicativas de direção direita e esquerda, sinal de confirmação de percurso e
sinal de caminho errado, sinal de perigo e bumpings, conforme pagina 6. Não
será usado marcação por spray devendo o piloto ignorar marcação por spray
em postes, coqueiros,pedras, etc.
- Em áreas de difícil marcação, poderão ser colocados
bumpings indicativos do caminho.
- RADAR,
em áreas urbanas, cidades e povoados onde a organização determinar, a
velocidade máxima é de 40KM/H sendo penalizado o piloto que trafegar em alta
velocidade.
ART.30- ÁREA
DE LARGADA
No início de cada especial se encontram os Fiscais de
Largada, o piloto deve obedecer a fila pela ordem de largada estipulada pela
direção de prova ou as instruções dos fiscais de largada que seguem a
determinação da direção de prova. Antes do seu horário de largada, entregar o
cartão de tempos ao fiscal de controle.
ART.31- CONTROLE
DE LARGADA
Cada piloto é responsável
por estar no local de largada 5 minutos antes do seu horário determinado pela
organização, o fiscal de largada a critério da direção de prova poderá alterar
a seqüência de largada de um ou mais pilotos de modo a estabelecer uma
sequência correta por nível de pilotagem. Caso o piloto esteje impossibilitado de largar
antes de se iniciar o seu tempo, poderá o fiscal reclassificar este para largar
depois, sem prejuízo do seu tempo, porem depois de largar o piloto tem o seu
tempo iniciado e caso permaneça parado este tempo não será descontado.
ART.32- ÁREA DE
CHEGADA
No final do trecho cronometrado
esta a placa de FIM DE ESPECIAL e um fiscal, a partir deste momento o piloto É
OBRIGADO A REDUZIR SUA VELOCIDADE de modo a manter a sua segurança e a dos
demais expectadores, tendo em vista que a partir daí o trecho se encontra
aberto a circulação de veículos, animais, carroças, etc. Em hipótese alguma o
piloto deverá retornar em sentido contrário a prova. Para fins de cronometragem
só considera-se o tempo de chegada quando ultrapassar a fotocélula o conjunto
piloto e motocicleta, mesmo que seja empurrando. É OBRIGATÓRIO A ANOTAÇÃO DO
TEMPO DE CHEGADA NO CARTÃO DE TEMPOS.
ART.33- FORFET: O piloto que completar uma especial
(exceto cross teste) do percurso da prova, terá o direito de “forfetar” as especiais
não completadas, a ele será atribuído o tempo máximo de cada especial não completada.
Que será definido pela direção de prova, e constará no regulamento particular ,
caso não esteja pré-definido, será usado 3 (três) vezes o PIOR tempo da
especial.
ART.34- TESTES
ESPECIAIS: (PROVA CONTRA O RELÓGIO)
- Durante a prova haverá testes especiais que poderão
ser em linha (PEL) ou em circuito (PEC ou Cross Teste).
- No inicio e no final dos testes haverá uma placa
indicando o local de largada e chegada,
- Os especiais poderão ser divididos em dois ou mais
com placas de FIM e INICIO (reínicio) de especial de modo a manter o trecho
seguro para os competidores ou comunidades por onde passa a prova. Neste caso a
relargada será automática a critério do piloto, inclusive poderá ultrapassar ou
ser ultrapassado durante o deslocamento entre um especial e outro, isto sem
prejuízo do seu tempo cronometrado, tendo em vista que este deslocamento não
conta tempo para a definição do resultado da etapa.
- Nos testes em circuito (cross teste) a critério da
Direção de prova poderá ter a largada de dois pilotos ao mesmo tempo.
- Os testes especiais contam desde a primeira volta,
podendo para um melhor aproveitamento ser percorrido a pé pelo piloto antes da
prova, treinar no circuito penaliza o piloto em 1 minuto no seu tempo acumulado.
- Ao final da prova serão somados todos os tempos, o
campeão da categoria será aquele que obtiver o menor tempo no somatório das
especiais válidas acrescentando-se as penalizações cometidas pelo piloto.
ART.35-
PENALIZAÇÕES: o piloto sofrerá uma
penalização em segundos por cada infração a seguir. As penalizações serão
impostas pela observação dos comissários ou Diretor de prova e agentes das
autoridades do Trânsito. Tal penalização deverá ser comunicada ao piloto no
final da etapa.
60 segundos..........Por
cada infração leve ou média de trânsito.
60 segundos..........Por atraso no controle ou na
linha de largada.
60 segundos..........Por cortar caminho passando
a mais de 15 metros de um waypoint ou sinalização definida.
60 segundos..........Por obstruir ou tumultuar propositalmente
os testes especiais na largada.
10 segundos..........Por cada Pico de velocidade
alcançado em zonas de Radar.
60
segundos...........Por treinar em algum teste especial.
60
segundos...........Por não estar presente à linha de largada quando o fiscal
determinar.
05 minutos.............Por encurtar caminho cada
vez que passar a mais de 100 metros do roteiro definido.
ART.37- ABANDONO:
Todo piloto que abandonar a prova deverá comunicar IMEDIATAMENTE a organização
do evento.
ART.36- DESCLASSIFICAÇÃO:
são motivos para desclassificação, devendo haver reclamação por escrito de um
concorrente ou de um comissário desportivo, o direito de defesa do competidor e
julgamento pelo júri de prova:
- Retirar ou danificar sinalização da prova, Placas
e Bumps (Desclassificação e suspensão por 1 ano).
- Obstruir propositalmente a trilha de um teste
especial.
- Ingerir bebida alcoólica antes (pela manhã) e
durante o evento.
- Transitar em alta velocidade nas cidades ou
povoados.
- Não respeitar a propriedade alheia (sítios,
fazendas, etc)
- Colocar a vida de crianças, pedestres ou
ciclistas em risco.
- Nos testes especiais pilotar em sentido
contrário.
- Cometer uma infração Grave ou Gravíssima de
trânsito, comprovado por autoridades competentes.
- Tentar fraudar o
cartão de tempos
- Empinar ou outras
exibições em vias públicas.
- Atitudes anti-desportivas contra concorrentes (após
julgamento).
- Desrespeitar
autoridade da prova (Diretor, Comissários, Membros do Júri).
- Participar com
motocicleta sem documentos que comprovem sua propriedade.
ART.38- BONIFICAÇÕES:
O piloto que parar dentro de um teste especial para socorrer concorrente vitima
de acidente (comprovado pelo jurí), após checado e comprovado as informações,
terá seu tempo repetido da volta anterior ou posterior quando for o caso. Portanto após ter havido o resgate da vítima o
piloto deverá voltar para a prova. Este fato deverá comprovado pelo Diretor de
prova junto a outros pilotos. Esta bonificação será atribuída no máximo há 2
pilotos que socorreram a vítima.
ART.39- RESULTADO:
Ao término da prova o piloto terá que aguardar seu resultado individual a fim
de conferir e expor reclamações quanto ao seus tempos caso houver, será
divulgado o resultado Parcial por categoria devendo os pilotos que não concordarem
com o tempo do concorrente entrar com o recurso no prazo máximo de 10
minutos após a divulgação da parcial de sua categoria, este recurso
deverá ser por escrito e ser fundamentado em situações reais não em hipóteses.
O resultado Final sairá após aprovação do resultado parcial e julgamento dos
recursos caso haja. O piloto que não estiver presente quando da divulgação do
seu resultado individual e do resultado parcial, perdendo o prazo para
reclamações, não poderá reclamar posteriormente mesmo havendo erro em seus
tempos.
ART.40- PROTESTOS:
-Os protestos contra pilotos, motocicletas e atitude
anti esportiva deverão ser feitos por escrito pelo piloto e entregue ao Diretor
de Prova, até 10 minutos após o horário ideal de chegada do último competidor.
-Protestos contra resultados deverão ser feitos por
escrito pelo piloto e entregues ao Diretor de cronometragem até 10 minutos após
a divulgação do resultado parcial em questão.
-Todos os protestos devem ser individuais e ESPECIFICOS POR ITEM e
acompanhados de uma taxa no valor da inscrição da prova.
-Os protestos serão avaliados pelo Júri da Prova;
caso haja procedência o valor será devolvido ao reclamante, caso contrário,
reverterá a favor do Organizador da Prova.
-Não cabem protestos contra decisões das autoridades
da prova.
-Conforme estatutos da FEMORN e Código Disciplinar da
CBM para recurso da decisão do Júri da Prova o reclamante deverá encaminhar seu
recurso a Comissão Disciplinar da CBM no prazo de 5 dias e acompanhado do valor
de 05 salários mínimos.
-No caso de recurso contra decisão da Comissão
Disciplinar o recurso deverá ser encaminhado até 10 dias após sua divulgação ao
Tribunal de Justiça Desportiva e acompanhado do valor de 10 salários mínimos.
NATAL, 01 DE JANEIRO DE 2014.
COMISSÃO DE RALLY E BAJA –
FEMORN
DIRETORES
PRESENTES: MARCONES DANIEL / MOISÉS ALEX / NELSON PREZADO / JOSÉ DE DEUS
BARBOSA / DANGLEBER PEREIRA.
OBS: ESTE REGULAMENTO PODERÁ SOFRER ALTERAÇÃO
MEDIANTE REUNIÃO DA DIRETORIA DA FEMORN, PORTANTO A VERSÃO DO REGULAMENTO
DEVERÁ SER VERIFICADA NO FINAL DA PÁGINA E COMPARADA COM A PUBLICADA NA
INTERNET.
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