CAMPEONATO NORTERIOGRANDENSE
DE ENDURO F.I.M. 2014
REGULAMENTO
ART.01- A FEDERAÇÃO DE MOTOCICLISMO DO RIO GRANDE DO
NORTE - FEMORN, é a única
entidade capacitada por lei a: autorizar, aprovar, coordenar, planificar e
supervisionar atividades motociclísticas no território do Rio Grande do norte, e
em conseqüência disso elabora o presente regulamento. Assim sendo este Campeonato
é de propriedade da FEMORN.
ART.02- Este regulamento entra em vigor a partir de 1º de
janeiro de 2014 sendo válido para todo o território do estado do Rio Grande do
Norte durante o ano de 2014, a cópia original está no site WWW.femorn.com
ART.03- REGULAMENTO DO CAMPEONATO:
1- Para participar do Campeonato Estadual o piloto
deverá estar filiado a CBM no ano de 2014.
2- As motos deverão ser do tipo off-road ou Motocross
e deverão estar em condições seguras de uso (freios, suspensão, manetes,
paralamas, tanques de combustível, etc.).
ART.04- EQUIPAMENTOS
DE SEGURANÇA: Os pilotos deverão usar equipamentos individuais de segurança
para prática do Off-Road, sendo obrigatório no mínimo: capacete, óculos, camisa
longa, luvas, calça e Botas. Sendo altamente recomendado o uso de colete,
Joelheiras, cotoveleiras, cinta abdominal, protetor de pescoço e bolsa de
hidratação (camel back).
ART.05-
PONTUAÇÃO PARA O CAMPEONATO
Cada piloto que largar em uma etapa ganhara um ponto
de participação no ranking + os pontos obtidos de acordo com sua classificação
na prova de acordo com a tabela abaixo:
Lugar
|
Pontos
|
Lugar
|
Pontos
|
Lugar
|
Pontos
|
Lugar
|
Pontos
|
1º
|
25
|
6º
|
15
|
11º
|
10
|
16º
|
5
|
2º
|
22
|
7º
|
14
|
12º
|
9
|
17º
|
4
|
3º
|
20
|
8º
|
13
|
13º
|
8
|
18º
|
3
|
4º
|
18
|
9º
|
12
|
14º
|
7
|
19º
|
2
|
5º
|
16
|
10º
|
11
|
15º
|
6
|
20º
|
1
|
Parágrafo
único: O piloto que mudar de categoria durante o campeonato leva consigo metade
dos pontos obtidos na categoria anterior.
ART.06- ETAPAS: Cada
dia de competição refere-se a uma etapa, assim o Campeonato 2014 será composto
por 6 etapas, caso alguma etapa não
venha a acontecer ou se não for homologada não constará no ranking.
ART.07- DESCARTE, BÔNUS E DESEMPATE: Ao final do campeonato, será proclamado CAMPEÃO
ESTADUAL, o piloto que houver somado o maior número de pontos em cada
categoria, descartando-se o pior resultado (n-1) e somando-se
o bônus de 1 ponto por etapa para o piloto que participar de todas as etapas, caso haja empate o primeiro critério de desempate
será o maior descarte, o segundo será maior número de vitórias, se persistir o empate
, o maior número de segundos, terceiros e outras posições subseqüentes.
ART.08- REGULAMENTO
SUPLEMENTAR: Deverá ser divulgado na
semana do evento, onde deverá constar o nome do Diretor de Prova, três membros
do júri, número de voltas e quilometragem da prova, horário e local de largada
e chegada do primeiro competidor, locais de abastecimento e outras informações
julgadas de relevância.
ART.10- CATEGORIAS: O Campeonato Estadual de Enduro será disputado em
06(seis) Classes, são elas:
ENDURO
1: motos 2T 250cc (em diante) e 4T de 300cc em diante;
ENDURO
2: motos 2T até 220cc e 4T até 250cc;
ENDURO
3: Over 40, pilotos nascidos a partir de 1974.
ENDURO
4: Nacional Pró (Pilotos com nível técnico elevado)
ENDURO
5: Nacional Amador (Pilotos nível técnico intermediário)
ENDURO
6: Nacional Iniciante (Pilotos iniciantes que participaram de no máximo 1 prova
no ano interior)
ART.11- CARTEIRA
REGIONAL: Como forma de incentivo os pilotos da categoria E6 poderão se
filiar na classe CBM regional.
ART.12- CRONOMETRAGEM:
Será feita por equipamento Fotocélula e anotação em planilha e cartão de tempo.
Obs: em caso anotações
divergentes na mesma especial entre o cartão e a planilha do fiscal,
prevalecerá a anotação da planilha.
ART.13- ORDEM DE
LARGADA: será preferencialmente por ordem de chegada no local de largada
(fila), o piloto deverá obedecer ao controle do Fiscal de largada, devendo o piloto ceder o lugar ao outro caso
não queira largar. Caso haja fila o
intervalo entre largadas de pilotos será de no máximo 1 minuto.
ART.14-
DEVERES DO PILOTO: É dever
de todos os pilotos participar do Briefing e manter o mais alto espírito
esportivo para com os demais concorrentes, antes, durante e após a competição e
respeitar todas as disposições constantes no presente regulamento e seus
adendos, bem como o Código nacional de Trânsito e as disposições do código Estadual
de Desportes. Podendo este ser penalizado ou desclassificado dependendo da
infração.
ART.15-
INSCRIÇÕES: as inscrições devem ser
feitas no site da Federação, ou em local por ela determinado. O piloto deverá estar obrigatoriamente
inscrito na CBM no exercício do corrente ano.
O valor da inscrição e a quantidade de vagas serão
anunciados no regulamento suplementar. O piloto que se inscrever por ultimo
largará nas vagas se ainda existirem, caso não haja mais vagas este não
participará da prova.
ART.16- RESPONSABILIDADE:
Ao assinarem a ficha de inscrição, os
pilotos se comprometem a seguir o regulamento e se responsabilizam Civil e
Criminalmente pelos seus atos, eximindo a CBM , a FEMORN, os organizadores, os promotores e patrocinadores da prova,
de toda e qualquer espécie de responsabilidade por danos que venha a causar a
terceiros e ou a si próprio, antes, durante e após o desenrolar da competição.
ART.17- CIRCUITO: O
percurso deverá ser praticável em qualquer tipo de tempo, para todos os tipos
de motocicletas aceitas neste regulamento. A
distância total por etapa não poderá ser inferior a 75 km e não mais de 30%
sobre as rodovias asfaltadas. Os testes
especiais só serão válidos após a primeira volta, com exceção do Cross Teste e
Extreme que poderão valer na primeira volta. O
percurso deverá ter no mínimo 2 (duas) voltas. O tempo total para um dia de
competição não poderá exceder sete horas e trinta minutos. Por dia de prova
deverá ter no mínimo 24 Km de especiais somando-se todas as voltas.
ART.18- MEIO
AMBIENTE: Os pilotos se comprometem
a preservar o meio ambiente não poluindo as trilhas.
ART.19- PREMIAÇÕES: Serão entregues troféus do 1º ao 5º
lugares de cada categoria, troféus ou medalhas de 6º ao 10º para a categoria
Enduro 5. será entregue 1 troféu para o
campeão geral da prova. NOTA IMPORTANTE: Não será permitida premiação em
dinheiro.
ART.20- CAMPEÃO
GERAL:
Será o piloto mais rápido do dia, somando-se as penalizações e juntando-se
todas as categorias e também participará do Ranking Geral onde sairá o Número 1
do Estado do RN.
ART.21-CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE EXPERIÊNCIA
DO PILOTO
Uma comissão técnica da FEMORN classificará os
pilotos que marcaram pontos no ranking distribuindo-os em cada nova categoria. Para o
caso dos pilotos não conhecidos da comissão técnica, será consultado o
organizador local sobre o nível técnico daquele piloto, se mesmo assim não
pudermos definir a categoria a que pertence o piloto, o mesmo poderá se
inscrever na categoria que lhes convier, porém se no desenrolar da prova o
piloto inscrito em uma categoria mais baixa, obtiver os tempos nas especiais
entre os 03 primeiros da categoria principal, o mesmo será penalizado com 1
minuto e TRANSFERIDO para a categoria superior.
ART.25- VISTORIA: A vistoria da moto será feita no parque fechado e o piloto não
poderá trocar de moto após a largada. A vistoria dos equipamentos do piloto
será na entrada do parque fechado na hora da largada.
NOTA IMPORTANTE:
ART.26- PARQUE
FECHADO:
1- Toda prova deverá ter uma área cercada destinada
ao Parque Fechado que abrigará as motocicletas até a largada.
2- Esta área deverá ter seguranças, os quais deverão
impedir o acesso de pessoas não autorizadas.
3- As motos deverão entrar e sair do Parque Fechado desligadas.
4- No parque fica proibido qualquer reparo ou
manutenção na motocicleta, inclusive reabastecimento.
5- Ao colocar sua moto para dentro do parque é proibido
tocar nas outras motocicletas.
6- O não
cumprimento de qualquer destes itens acarretará em PENALIZAÇÕES ao piloto.
7- O parque fecha 30 minutos
antes do horário da largada do primeiro piloto, a penalização por colocar a
moto depois do horário de fechamento do parque é de fixa de 1 minuto.
ART.27- BRIEFING: reunião com todos os pilotos
onde se passará informações importantíssimas sobre a prova, começa 30 minutos
antes do horário de largada do 1º piloto e é obrigatório para todos os pilotos.
ART.28- ÁREA
DE LARGADA
É uma pequena área localizada na saída do Parque
Fechado, os pilotos devem levar suas motos com o motor desligado e aguardam o seu
horário e o sinal de largada do fiscal para acionar o motor.
ART.30- PERCURSO
/ MARCAÇÃO:
- O percurso deverá ser marcado por placas com setas
indicativas de direção direita e esquerda, sinal de confirmação de percurso e
sinal de caminho errado, sinal de perigo e bumpings, conforme pagina 6. Não
será usado marcação por spray devendo o piloto ignorar marcação por spray
em postes, coqueiros, pedras, etc.
- Em áreas de difícil marcação, poderão ser colocados
bumpings indicativos do caminho.
- RADAR,
em áreas urbanas, cidades e povoados o piloto deverá trafegar em baixa
velocidade, podendo ser penalizado pela organização da prova caso exceda o
limite de velocidade do local.
ART.31- CONTROLE
DE HORÁRIO (CH)
- O Controle de Horário (CH) serve para dar ordem a
prova, sendo uma espécie de relargada automática.
- O piloto é o único responsável pela observação dos
seus horários e deverão estar com seus relógios digitais sincronizados (inclusive
os segundos) com a organização da prova para saber a hora de passagem pelos
CHs.
- Os locais dos CHs serão indicados por uma placa com
inscrição CH.
- O piloto deverá se apresentar ao fiscal na hora
ideal de sua passagem pelo CH.
- O ultimo CH será na entrada do Parque Fechado no
fim da prova e o piloto poderá entrar adiantado que não sofrerá penalização.
- Em caso de força maior o
Diretor de Prova poderá mudar o horário previsto de cada CH avisando os pilotos
no desenrolar da prova.
ART.32- PONTUAÇÃO
NOS CHS: O piloto será penalizado
com 1 minuto toda vez que se atrasar ou largar adiantado nos CHs e não deverá
alterar os seus horários determinados para os próximos CHs. Não se apresentar
ao fiscal do CH em uma volta penaliza o
piloto com 10 minutos.
ART.33- FORFET: O piloto que completar uma especial
cronometrada, terá o direito de “forfetar” as especiais não completadas, a ele
será atribuído o tempo máximo de cada especial não completada. Que será
definido pela direção de prova.
ART.34- TESTES
ESPECIAIS: (PROVA CONTRA O RELÓGIO)
- Durante a prova haverá testes especiais que poderão
ser em linha (ET – Enduro Teste), em circuito (CT – Cross Teste) ou mais
radicais tipo trial (XT – Extreme Teste).
- No inicio e no final dos testes haverá uma placa
indicando o local de largada e chegada,
- Os testes especiais (Cross Teste) e o XT (Extreme
Teste) poderão contar desde a primeira volta, podendo para um melhor
aproveitamento ser reconhecido a pé pelo piloto antes da prova.
- O tamanho mínimo dos testes especiais são: CT 800
metros, Extreme 400 metros, ET 1,5 KM.
-Os testes não devem ser em lugares extremamente perigosos,
e devem ser selecionados para que a velocidade média da especialo não
ultrapasse os 55 km/h (a média será calculada somando a velocidade média da
especial dos primeiros lugares de cada categoria e dividindo-se por 6).
- Ao final da prova serão somados todos os tempos, o
campeão da categoria será aquele que obtiver o menor tempo no somatório das
especiais válidas acrescentando-se as penalizações cometidas pelo piloto.
ART.35- PENALIZAÇÕES:
o piloto sofrerá uma penalização em segundos por cada infração a seguir. As
penalizações serão impostas pela observação dos comissários ou Diretor de prova
e agentes das autoridades do Trânsito.
60 segundos..........Por se atrasar ou
adiantar-se nos CHs.
60 segundos..........Por colocar a moto atrasado
dentro do parque fechado.
60 segundos..........Por cada infração leve ou média
de trânsito.
60
segundos..........Por cortar caminho ou passando a mais de 15 metros de
um waypoint ou sinalização definido.
120
segundos..........Por obstruir propositalmente os testes especiais na largada.
120
segundos..........Por perder um carimbo, caso haja um controle deste tipo na
prova.
60 segundos..........Por treinar em algum teste
especial.
05
minutos.............Por cada infração gravíssima do Código Nacional de
Transito.
05
minutos............ Por cortar caminho cada vez que passar a mais de 10
metros do roteiro definido.
ART.36- CARTÃO
DE TEMPO: A cada volta o piloto é obrigado a retirar seu cartão com o
Fiscal do CH, entregá-lo ao fiscal a
cada largada e chegada de especiais para anotação do seu tempo. Conferir seus
dados e tempos no cartão, manter a conservação do cartão e entregá-lo na
cronometragem no fim de cada volta.
ART.38- DESCLASSIFICAÇÃO:
são motivos para desclassificação pelo júri de prova, devendo haver reclamação
por escrito de um concorrente ou de um comissário desportivo, o direito de
defesa do competidor e julgamento pelo júri de prova:
- Retirar ou danificar propositalmente sinalização
da prova, Placas e Bumps (Desclassificação e suspensão por 1 ano).
- Obstruir propositalmente a trilha dentro de um
teste especial.
- Desrespeitar ordem de não ingerir bebida
alcoólica durante o evento.
- Transitar em alta velocidade nas cidades ou
povoados.
- Não respeitar a propriedade alheia (sítios,
fazendas, etc)
- Colocar a vida de crianças, pedestres ou
ciclistas em risco.
- Nos testes especiais pilotar propositalmente em
sentido contrário.
- Cometer uma infração Gravíssima de trânsito,
comprovado por autoridades competentes.
- Atitudes anti-desportivas contra concorrentes (após
julgamento).
- Desrespeitar
autoridade da prova (Diretor, Comissários, Membros do Júri).
- Participar com
motocicleta sem documentos que comprovem a propriedade.
.
ART.39- BONIFICAÇÕES:
O piloto que parar dentro de um teste especial para socorrer concorrente vitima
de acidente grave, após checado e comprovado as informações do acidente, será
atribuído nesta especial o mesmo tempo obtido na volta anterior ou posterior
quando for o caso.
ART.40- RESULTADO:
o piloto terá que aguardar o resultado parcial de sua categoria a fim de conferir e expor reclamações quanto
ao seus tempos ou de seus concorrentes caso aja indícios de erros, se no prazo de 5 minutos após divulgação do
resultado parcial não houverem reclamações, serão entregues os troféus desta
categoria, não cabendo mais recursos após a entrega dos troféus.
ART.41- PROTESTOS:
-Para protestar o piloto deverá pagar uma taxa no
valor de uma inscrição da prova.
-Os protestos contra pilotos, motocicletas e atitude
anti esportiva deverão ser feitos por escrito pelo piloto e entregue ao Diretor
de Prova, até 10 minutos após o horário ideal de chegada do último competidor.
-Protestos contra resultados deverão ser feitos por
escrito pelo piloto e entregues ao Diretor de cronometragem até 5 minutos após
a divulgação do resultado parcial em questão.
-Os protestos serão avaliados pelo Júri da Prova;
caso haja procedência o valor será devolvido ao reclamante, caso contrário,
reverterá a favor do Organizador da Prova.
-Não cabem protestos contra decisões das autoridades
da prova.
-Conforme estatutos da FEMORN e Código Disciplinar da
CBM para recurso da decisão do Júri da Prova o reclamante deverá encaminhar seu
recurso a Comissão Disciplinar da CBM no prazo de 5 dias e acompanhado do valor
de 05 salários mínimos.
-No caso de recurso contra decisão da Comissão
Disciplinar o recurso deverá ser encaminhado até 10 dias após sua divulgação ao
Tribunal de Justiça Desportiva e acompanhado do valor de 10 salários mínimos.
ART.41- LISTAGEM DE
MOTOCICLETAS AUTORIZADAS A PARTICIPAR DA CATEGORIA NACIONAL.
Honda: - CRF 230, Tornado 250, XRE300, XR 200, XL 125 / 250 /
350, Bros 125 / 150
Yamaha: -TTR
230, TTR 125, XTZ 125, Lander 250, DT 180 / 200, XT 225,TDM 225
Outras: - deverão ser similares as listadas acimas.
OBS: ESTE REGULAMENTO PODERÁ SOFRER ALTERAÇÃO
MEDIANTE REUNIÃO DA DIRETORIA DA FEMORN, PORTANTO A VERSÃO DO REGULAMENTO
DEVERÁ SER VERIFICADA NO FINAL DA PÁGINA E COMPARADA COM A PUBLICADA NA
INTERNET.
OBS: ESTE REGULAMENTO PODERÁ SOFRER ALTERAÇÃO
MEDIANTE REUNIÃO DA DIRETORIA DA FEMORN, PORTANTO A VERSÃO DO REGULAMENTO
DEVERÁ SER VERIFICADA NO FINAL DA PÁGINA.
NATAL, 01 DE JANEIRO DE 2014.
COMISSÃO ENDURO FIM – FEMORN
DIRETORES
PRESENTES: MARCONES DANIEL / MOISÉS ALEX / NELSON PREZADO / JOSÉ DE DEUS
BARBOSA / DANGLEBER PEREIRA.
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